Egito, Dubai, Líbano, Jordânia, Turquia,.. Já parou para pensar como é a cena empreendedora e no potencial de novos negócios em alguns países do Oriente Médio? É justamente por isso que a Lud Figueiredo, coordenadora da área de Cultura Empreendedora do Instituto Endeavor, está de malas prontas para seu mais novo desafio: partir para Dubai e levar um pouco dessa cultura para lá. Sentindo uma mistura de euforia com frio na barriga, bati um papo rápido com ela pelo fone para saber quais as expectativas dela e o que todos nós temos a ganhar com esse intercâmbio.
A proposta dessa viagem, segundo ela, é montar um escritório da Endeavor em Dubai e fortificar esse espírito empreendedor em alguns países do Oriente Médio. “Estamos tendo como parceiro uma empresa de private equity, a Abraaj Capital. E o nosso principal objetivo é instituir a nossa marca lá, construir uma rede de relacionamentos e mentores, entender as iniciativas que podem agregar lá e como adaptá-las à realidade local”, disse. Além disso, a Lud também vai coordenar a Semana Global de Empreendedorismo no Líbano, Egito, Jordânia e Turquia.
Depois de fazer algumas pesquisas, Lud disse que foi possível perceber que muitas pessoas se mudam para Dubai devido ao alto grau de empregabilidade que o local oferece, em busca de estabilidade. Mas tudo indica que o país tem leis a favor do empreendedor, além de ser o centro de grandes corporações. “Então, por que não utilizar essas mentes brilhantes como mentores de empreendedores que estão batalhando por seus projetos?”, questiona-se.
Portanto, logo após representar o Brasil no Congresso Global de Empreendedorismo, de 28 a 31 de março, em Xangai, Lud parte para Dubai. E, como não poderia ser diferente, ela vai ser a nossa correspondente oficial lá e nos enviar artigos contando as novidades e nos mantendo atualizados sobre tudo que estiver rolando nos lados de lá. Boa sorte para a Lud e até a volta 🙂