Sabe quando você investe rios de dinheiro em uma campanha publicitária para atrair novos clientes e mesmo assim não entende porque o investimento não trouxe retorno? Pois é, você não está sozinho. É mais comum do que se imagina encontrar empreendedores frustrados por ver que sua companhia não conquistou o público da maneira esperada. A solução para esse problema não é fácil, mas é simples.
O que as empresas precisam entender é que não basta falar com o consumidor apenas uma vez, o canal de comunicação entre as duas pontas (empresa e cliente) tem que estar aberto sempre. A dinâmica é a mesma para relacionamento interpessoal. Se você conversa com uma pessoa só uma vez, é muito pouco provável que se lembre de tudo que conversaram. Além de manter o contato, é muito importante saber o que seus consumidores pensam a respeito da marca, como funciona a cabeça deles.
Um fator importante que algumas marcas ignoram é a simplicidade. E isso diz respeito a tudo. Qual é a mensagem que sua empresa quer passar? Seja ela qual for, faça isso de maneira simples. Tire como exemplo o Twitter: saiba em 140 caracteres o que seus amigos estão fazendo. Direto ao ponto, didático e fácil de guardar. Acredite, fazer o simples é mais difícil. Por isso, é válido fazer um brainstorm entre todos da companhia e envolver até os clientes, procure saber se eles seriam fiéis à marca e se a resposta for sim, saiba o porquê eles fariam isso. Todo esse conhecimento valerá ouro na hora de refazer sua campanha. Ivana Taylor publicou no Open Forum outras dicas que poderão auxiliar sua marca a se aproximar mais do consumidor, entre elas estão engajar campanhas de marketing em 3D e fazer exposição da marca em lugares inusitados. Para ver as demais ideias de Ivana, clique aqui.