Você se incomoda quando alguém lhe toa durante uma conversa? E quando a pessoa se mexe demais ou não olha nos seus olhos? Mais do que hábitos, esses gestos são sinais inconscientes que todos nós passamos ao falar. A linguagem corporal dá pistas sobre o humor da pessoa, suas intenções ao dar uma informação e até alguma mentira. E mesmo quem não conhece os significados de cada postura percebe certas inconsistências no discurso pela maneira como o profissional se coloca para o público. Quer saber o que seu corpo diz? Então dê uma olhada nos sinais que o Inc analisou!
Olho no olho. Em uma conversa, você olha diretamente para seu interlocutor. Por que não fazer isso em um discurso para mais pessoas? O contato visual transmite confiança e simpatia. Não abra mão dele!
Mãos ao alto. Só use suas mãos para apontar dados em seus slides ou movimentos muito necessários. Bater palmas ou mexer demais nos dedos distrai o público e tira a atenção do seu discurso.
Com que roupa eu vou? Seu visual deve combinar com a apresentação e o ambiente. Quanto mais sério o que você tem a dizer, menos pode ousar nas peças de roupa ou acessórios.
Não dê as costas. Tenha o cuidado de nunca virar de costas para o público. Além de prejudicar o contato visual, esse hábito não inspira confiança.
Hummm. Ao mudar de assunto ou fazer uma pausa, cuidado para não encher o discurso de “humm”, “ahn”, “ééé” ou palavras como “tipo” e “então”. Elas só empobrecem a fala e quebram o ritmo da apresentação.
Não corra. Se a sua apresentação está levando mais tempo do que você planejou, não caia na tentação de passar por pontos menos importantes de forma apressada. Resuma alguns items, mas mantenha o ritmo do discurso.