Há algumas semanas ficamos sabendo de uma empresa que nos impressionou pelo seu modelo de negócios inovador. Mais do que isso, um modelo de negócios inovador em um mercado raramente associado a inovação, o mercado de saúde.
O conceito de serviços do Sinasa engloba basicamente 3 fatores que o torna diferente dos planos de saúde (não, eles não são um plano de saúde):
- O usuário só paga pelo que utilizar, com até 85% de economia nos serviços prestados.
- Atendimento de qualidade, por baixos valores
- Poder de decisão ao paciente, é possível escolher o médico, pelo ano de formado, pelo titulo de especialista e pela universidade, que se formou.
Criatividade é fundamental, mesmo em mercados já consolidados
Ter foco é uma ótima forma de conquistar entusiastas
Em um plano de saúde, você paga uma mensalidade e isso te dá cobertura caso algo grave aconteça. O Sinasa colocou seu foco no atendimento humanizado e nos serviços de prevenção, por exemplo.
Esse foco em serviços de atendimento permite que o Sinasa atenda um mercado que não havia condição de pagar por um plano de saúde com a qualidade dos atendimentos particulares, já que há subsídio por parte do Sinasa em medicamentos e uma tabela de valores diferenciados para consultas e procedimentos.
Apesar desse modelo não necessariamente servir para todos, com certeza ele transforma clientes em entusiastas por causa da solução personalizada, com alta qualidade e baixo custo.
Não adianta inovar, é essencial liderar
Para se aproximar de seus clientes e se posicionar como referência no setor, eles possuem um blog corporativo muito bacana com dicas sobre diversas áreas da saúde. Essa aproximação é fundamental para atrair clientes em potencial e depois transformá-los em entusiastas.
Marcas fortes normalmente defendem algum propósito, no caso do Sinasa o propósito é um dia-a-dia mais saudável, e conseqüentemente mais qualidade de vida.
Se quiser entender melhor esse conceito de como marcas podem liderar pessoas, vale a pena ver o vídeo O que é liderança: O poder de organizar tribos em torno de um objetivo comum.
Bom atendimento traz ótimos resultados
Conversando com um dos diretores do Sinasa descobrimos que seu rápido crescimento se deve a basicamente um fator: fidelidade dos clientes que além de manterem-se clientes durante os anos, recomendam o serviço para outras pessoas. O famoso boca-a-boca.
Reconhece uma filosofia parecida?
Sim, essa é a mesma filosofia da Zappos, que alcançou U$1 bilhão em receitas em 10 anos por causa do seu mega foco em um atendimento que transformasse os clientes em entusiastas (confira a entrevista que fizemos com o CEO da Zappos).
Se você pretende crescer rápido e ser eficiente em seus esforços de marketing, realmente recomendo nossa sessão de artigos e dicas sobre bom atendimento.
Conclusão: Inovação não é fácil, mas traz retorno
Esse modelo inovador do Sinasa não trouxe resultados do dia pra noite, mas agora que já está ficando conhecido, o crescimento é impressionante.
Fica então a pergunta: como sua empresa tem inovado no modelo de negócios, conquistado cada vez mais entusiastas e tornado a concorrência irrelevante?
Abraços,
Millor Machado (entusiasta do Sinasa, pena que isso não rima)
–
Para entender melhor como funciona esse modelo inovador, você pode conversar com eles pelo Empreendemia:
————————————————————
Veja também:
- Modelo de demonstração de projeto inovador
- Um serviço extremamente inovador em uma atividade muito chata
- Exemplo de bom atendimento: Megahitz