No ano passado a AMD anunciou a criação dos processadores com arquitetura Bulldozer, que são chips contendo entre 4 e 16 núcleos de processamento e que tem como objetivo de bater de frente com a tecnologia de Hyper-Threading da Intel. Na semana passada os primeiros chips finalmente começaram a sair da linha de produção, mas antes disso já haviam conseguido um feito notável: quebrar o recorde mundial para maior frequência de um processador.
O recorde anterior era de 8.308 GHz e no dia 31 de agosto ele foi quebrado por um time de especialistas em overclock em conjunto com engenheiros da própria AMD. A equipe conseguiu fazer com que um processador de arquitetura Bulldozer, o AMD FX com oito núcleos de processamento, chegasse a 8.429 GHz de velocidade. Obviamente ele precisou ser overclockado para atingir esse valor, mas não deixa de ser impressionante.
Assista abaixo ao vídeo que mostra o momento da quebra do recorde, regado a litros e mais litros de nitrogênio líquido (como testes preliminares) e depois com litros e litros de gás hélio para ultrapassar o recorde propriamente dito.
Atualização às 12:12 | O pessoal da AMD usou nitrogênio líquido para testes preliminares com temperatura, mas como nossos atenciosos leitores apontaram nos comentáiros, a quebra do recorde se deu mesmo com uso de gás hélio. O texto foi alterado para refletir essas informações.
Com informações: Engadget.
Artigos relacionados:
- Australiano quebra recorde mundial de maior endereço de email
- Resultados financeiros da Apple: receita recorde de US$ 15,7 bilhões no trimestre
- Microsoft vai tentar criar recorde mundial com Kinect
AMD quebra recorde de clock com CPU rodando a 8.4 GHz