Brasília – A Feira do Empreendedor do Distrito Federal abriu espaço nesta sexta-feira (7) para a I Rodada de Negócios do Fomenta Distrital, reunindo 15 órgãos públicos e mais de 80 fornecedores dos mais diversos setores. O objetivo é aproximar os órgãos públicos – federais e distritais – dos micro e pequenos empreendimentos instalados no Distrito Federal.
A programação inclui painéis e palestras sobre a política de compras públicas e os novos critérios previstos pela legislação local. Essa é a primeira rodada de negócios do Fomenta realizada depois da publicação da Lei Distrital 4.611/2011, que regulamenta capítulo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e define tratamento favorecido e simplificado dos pequenos negócios às compras governamentais.
“Aproveitamos essa edição da feira para orientar gestores públicos e fornecedores sobre a estruturação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que permitirá ampliar o apoio aos micro e pequenos negócios”, explica o consultor da Unidade de Acesso e Mercado do Sebrae no DF, James Hilton Reeberg.
Alexandre Chitarrelli Torres, gerente administrativo do Senac do Distrito Federal, é um dos participantes do Fomenta DF. Ele acredita que a ação é bastante proveitosa e salutar para gestores e fornecedores. Em pouco mais de uma hora havia conversado com 13 empresas. “O Senac tem sete unidades espalhadas pelo DF e todas precisam de produtos e serviços. Esse contato com as pequenas e micro empresas abre novas possibilidades nas relações de quem compra e de quem fornece”, diz Chitarrelli.
A supervisora de vendas da pequena empresa Laticínios Alvorada, Elizabete Teixeira, se diz satisfeita com a oportunidade. Nesta quinta-feira (6) fechou contrato com um hotel de Brasília e tem expectativa de acertar novos negócios. Apresentou seus produtos – iogurtes, coalhada, creme de leite e manteiga – produzidos no núcleo rural de Taguatinga a vários órgãos públicos, como a Secretaria de Educação do DF. “É um momento importante, quando podemos mostrar nossos produtos e conquistar novos clientes”, opina Elizabete.
Maria Cislene Oliveira e Dagnaldo Aparecido Buzinaro, microempresários de material de limpeza e mão de obra para o setor da construção, respectivamente, afirmaram ter aproveitado a ocasião para se fazerem conhecidos. “Fizemos contato com a Caixa Econômica Federal e o Tribunal de Contas da União, entre outros órgãos. Viemos fazer contatos e buscar esclarecimentos”, declara Buzinaro.
Programação
O I Fomenta DF prossegue neste sábado (8), das 14h às 22h, nas salas 1 e 2 do Mezanino, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. E a Feira do Empreendedor, que acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, encerra no domingo (9), projetando um público de 25 mil pessoas e negócios na ordem de R$ 22 milhões.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias