Se desfazer de eletrônicos usados no Brasil não é uma tarefa fácil. Sim, você pode recorrer a supermercados e lojas de eletrônicos para jogar fora pilhas e baterias usadas, mas e no caso de um computador ultrapassado ou um notebook aos pedaços? Nem sempre as fabricantes dispõem de um centro de recolhimento desses aparelhos para clientes. Pensando nesse aspecto, o Ministério do Meio Ambiente resolveu fazer uma campanha de recolhimento em massa de gadgets ultrapassados.
Desde ontem, dia 12, até o dia 26 desse mês postos de recolhimento de lixo eletrônico estarão disponíveis em quatro cidades do Brasil, em um local bem conveniente e de fácil acesso: as estações de metrô. Em Brasília o local de descarte estará na estação Galeria , Belo Horizonte vai ficar na estação Eldorado, em São Paulo na estação Tucuruvi e no Rio de Janeiro o posto fica na estação Carioca. A expectativa é de que sejam recolhidas 50 toneladas de lixo eletrônico, que serão descartadas de maneira própria.
Então se você mora em alguma dessas cidades e tem um gabinete acumulando poeira, um notebook parado e sem uso ou um tablet que já ficou defasado e está servindo como peso de papel na sua mesa, recolha-os e procure o posto de recolhimento mais próximo. Afinal de contas a Pixar já fez questão de mostrar qual o futuro da humanidade caso não tomemos as providências necessárias. Vocês viram Wall-e? Pois é.
Com informações: Gizmodo Brasil, Agência Brasil.
Artigos relacionados:
- Você gastaria 360 dólares em um livro eletrônico?
- Saiba onde se desfazer de gadgets e baterias usadas com o E-lixo Maps
- Hacker faz caixa eletrônico liberar dinheiro de graça
Estações de metrô ganham postos para descarte de lixo eletrônico