O anúncio do iPad 2 em março desse ano contou também com o lançamento das chamadas Smart Covers, as proteções que a Apple criou no lugar de cases para o tablet. Uma das vantagens dela é que ao ser levantada da tela o iPad é automaticamente ligado, graças ao conjunto de imãs dos dois gadgets. Se o iPad estiver bloqueado por senha, no entanto, a tela mostrada é a de digitação do código. Mas uma falha de segurança descoberta hoje permite que a Smart Cover passe essa proteção.
A falha foi descoberta pelo site alemão Apfeltak e o pessoal do site 9to5mac até fez um vídeo de demonstração. Nós preferimos testar com os nossos próprios olhos, então o Thássius (que tem um iPad 2 e uma Smart Cover) tentou e conseguiu reproduzir o erro, que você confere no vídeo abaixo.
Como é possível ver no vídeo, o potencial estrago que a falha pode causar depende de qual aplicativo estava aberto na hora que o tablet teve a tela travada, já que não é possível abrir nenhum programa além daquele mostrado na tela.
Por isso, enquanto a Apple não libera uma atualização que corrige essa falha a melhor maneira de impedir que alguém veja seus dados pessoais é desativar o desbloqueio pela Smart Cover na configurações ou mantê-lo ativado e deixar o iPad 2 na tela inicial com os aplicativos. E mantê-lo sempre por perto também é sempre bom.
Artigos relacionados:
- Comprei e detestei a Smart Cover do iPad
- Capa protetora para Galaxy Tab copia e cola Smart Cover da Apple
- Samsung não sabia de capinha inspirada na Smart Cover da Apple
Bug no iPad 2 deixa Smart Cover driblar bloqueio por senha