Quando pensamos em um bom líder logo vem a imagem de alguém falando para uma plateia grande ou orientando uma equipe sobre os próximos passos de uma empresa. Saber preparar um discurso é fundamental para motivar os colaboradores e alcançar as metas da marca. Afinal, um discurso bem feito passa confiança e atrai investidores, como Andrea Della Monica explica no eHow.
Mas será que é preciso falar tanto para ser um líder? O SmartBlog mostra que um cargo de liderança tem muito mais a ver com ouvir os funcionários e conhecer bem os objetivos da companhia. Se só você fala durante as reuniões, fica difícil colaborar com ideias novas ou mesmo prestar atenção no tema da conversa. E uma coisa é certa: quanto mais espaço a equipe tem para falar, mais ela se envolve na reunião e nas suas propostas.
– Muito para falar. Se a sua lista de recados ficou muito longa, experimente dividi-la. Alguns assuntos podem ser tratados diretamente com o funcionários responsável, fora da reunião. Transforme os outros em tópicos e diga somente o necessário sobre cada um, para que os participantes tenham tempo de discutir sobre eles.
– Diálogo, não discurso. Você gosta quando um funcionário faz perguntas e se mostra curioso sobre seus planos, certo? Pois é, eles também se sentem mais confortáveis quando o líder quer saber mais sobre suas sugestões. Faça a ideia da equipe se desenvolver e as chances de dar certo aumentam muito.
– Pode confiar. Seus funcionários precisam confiar em você, saber que podem dar ideias, tirar dúvidas e se arriscar em novos planos. Para isso, é fundamental que você saiba ouvir as propostas e explicar quando uma delas não vai dar certo.