Todo mundo fala sobre mídias sociais, redes sociais, e muitas marcas se “lançam” nesses meios sem ter uma estratégia ou o que é pior, sem entender como esses meios sociais funcionam e acabam fazendo algumas coisas erradas.
Na pressa de abrir outro canal de vendas muitas pessoas não entendem que mídias sociais, redes sociais, meios de comunicação social, são conceitos que implicam em estabelecer relações sociais com os outros.
A finalidade de ter uma presença em qualquer rede social, seja Facebook, o Twitter, Linkedin ou qualquer outro, é abrir um canal de comunicação para interagir com outras pessoas com interesses comuns.
As redes sociais ajudam a perceber o produto ou serviço, mas ninguém pode fazer durante a noite.
Tenho recebido recentemente várias perguntas do tipo “Por que minha mídia social não funciona? O que está errado?” Eu vou tentar responder mostrando os erros mais comuns cometidos por pessoas ou empresas que estão começando com a mídia social.
Como Destruir uma Marca Utilizando as Redes Sociais:
- Não desperdiça o seu tempo pesquisando as especificidades de cada rede. Entra de cabeça e tenta vender seus produtos a qualquer custo.
- A maioria do conteúdo online é de qualidade duvidosa, por que desperdiçar tempo para escrever um bom conteúdo? Enviamos nosso “catálogo on-line” ou qualquer outra coisa e está bom demais.
- Envia um conteúdo para todas as partes e acham que todas as redes sociais são iguais, todas as pessoas irão ler o que você enviou.
- Envia um milhão de e-mails com ofertas especiais para todo o mundo, e fica na certeza que todos irão comprar.
- Acha que tem o melhor produto, deixa milhões de comentários, participa de todas as conversas (não importa o tema), apenas fazendo propaganda dos seus produtos, enchendo o local de discussão de suas particularidades.
- Se alguém reclama, você fica com raiva. “Vamos pensar a comunicação é livre!” Você tem que mudar sua mente a todo custo e lembrar que você está ali para ouvir opiniões de seus clientes e potenciais clientes.
- E se alguém deixar um comentário negativo? Você vai e o apaga como se nada tivesse acontecido. Lembre: Liberdade de Expressão.
- Não separa o seu negócio da sua vida pessoal.
As empresas devem compreender e perceber que a mídia social não deve se tornar uma presença web simples. Ouvir é a chave e todas as conversas são pistas para ganhar relevância e, finalmente, estabelecer uma liderança.
Os consumidores querem ser ouvidos. Empresas que buscam o sucesso têm que ouvir, participar, aprender e se adaptar. Não é possível criar uma empresa social se a empresa é projetada para foco no cliente de dentro para fora.
Meios de comunicação social devem tornar-se uma extensão do compromisso e escuta ativa. O fim da Era 1.0 deu lugar ao início de uma nova era de negócios, com a plena participação dos consumidores e destaque para as informações e conteúdos relevantes e de qualidade.
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