‘Art as a Weapon’ (A arte como uma arma)
Um novo documentário sobre a colisão dos direitos humanos, o budismo e a arte como arma para a paz na Birmânia.
Art as a weapon – Teaser
O projeto, liderado pelo diretor Jeff Durkin, começou quando ele presenciou Shepard Fairey pintando um mural de um monge budista em sua cidade natal de San Diego.
Três noções distintas no mural: a religião, os direitos humanos e a arte.
[Vídeo]
Art as a Weapon Documentary // Beginnings from BREADTRUCK TV on Vimeo.
O diretor Durkin recebeu a notícia que a opositora Aung San Suu Kyi de 65 anos, símbolo da luta pela democracia em Mianmar (antiga Birmânia), estava sendo libertada da prisão domiciliária (após 7 anos consecutivos) e faria sua primeira chamada para os EUA para um grupo de estudantes da UC Berkeley. Um telefonema que o diretor teve a oportunidade de gravar.
O documentário retrata “a vida das crianças birmanesas na escola, os monges budistas que escrevem poesia, e o artista da rua Shepard Fairey, criação de um mural de três andares em apoio a Birmânia.”
A busca da verdade leva três manifestações diferentes, que prevêem a possibilidade de resistência não-violenta contra a opressão.
Durkin lançou também uma campanha Kickstarter para levantar os fundos necessários para enviar cineastas para a fronteira com a Tailândia / Birmânia. Aqueles que fizerem a doação terão uma participação no filme.
Site oficial: http://www.artasaweapon.info/
Via huffingtonpost.com
http://www.huffingtonpost.com/2011/11/18/new-documentary-explores-_n_1102117.html