Rio de Janeiro – A prestação de serviço diferenciada abriu as portas da Duc Gas para atuar em um segmento dominado por multinacionais. Pelos indicadores positivos desta trajetória, a empresa de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ficou entre as 24 classificadas – entre mais de 3,4 mil candidatas – para a etapa estadual do prêmio Nacional de Qualidade para Micro e Pequenas Empresas (MPE-Brasil), o mais importante do país para pequenos negócios.
Investir na qualificação foi o primeiro passo da Duc Gas, que distribui e comercializa gases industriais, medicinais e especiais há 18 anos. A empresa foi uma das primeiras a aderir ao Arranjo Produtivo Local de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae em Duque de Caxias. Colhe agora resultados expressivos dos oito anos de capacitações contínuas como a conquista da ISO 9001, licença ambiental, registro no Conselho Regional de Química e ainda foi considerada pela empresa alemã Linde, da qual é distribuidora autorizada, como referência na América Latina. “A declaração da multinacional permitiu reconhecer as vantagens competitivas de uma pequena empresa”, reconhece o diretor de operações, Edgard Coutinho Cardoso.
O reconhecimento ajudou a Duc Gas a conquistar fatias do mercado ao oferecer serviços diferenciados como treinamento gratuito para os funcionários dos clientes sobre segurança e manuseio correto dos cilindros e redução de custos, que podem diminuir o consumo em até 30%. A capaticação ainda ensina a fazer o acompanhamento do consumo médio de cada cliente, o que permite antecipar os pedidos.
Como divisor de águas, Cardoso também cita o Empretec, seminário oferecido pelo Sebrae para desenvolver características empreendedoras nos participantes, que ele fez em maio passado. Segundo o empresário, o evento provocou mudanças profundas na empresa familiar onde trabalham os pais e a mulher dele. “Posso definir este treinamento como um período de superação total. Quando contei ao meu pai, que reconhecia o quanto precisava aprender para assumir o lugar dele, sabe o que ouvi? ‘Agora você é um empresário’. Sinto que ganhei o respeito dele, o que é mais o importante de tudo”.
A expectativa agora é com a cerimônia de escolha dos 8 finalistas do MPE Brasil que acontece em 12 de dezembro, que vão representar o Rio de Janeiro na etapa nacional. “Claro que quero ganhar, mas só por estar entre os 24 finalistas já me sinto muito orgulhoso”, afirma o empresário.
“Essa conquista sinaliza para o mercado que a empresa alcançou um padrão de excelência. Os indicadores de avaliação do MPE Brasil são reconhecidos pela Petrobras e aceitos em todos os convênios no país.”, reforça o gestor do APL de Petróleo, Gás e Energia de Duque de Caxias, Uelinton Almeida de Macedo.
O prêmio MPE Brasil é promovido pelo Movimento Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae Nacional, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). As 3,4 mil inscirções do Rio de Janeiro colocam o estado no segundo melhor resultado do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Serviço
Duc Gas: (21) 2772-2010
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias