Talento não se discute. Todo empreendedor de sucesso parece ter nascido para liderar equipes e criar produtos e serviços inovadores. Mas, se toda habilidade precisa ser treinada, será que o espírito empreendedor é mesmo impossível de se aprender? Esse artigo do Mashable quer provar que não. Ele dá algumas dicas que qualquer dono de startup pode seguir para provocar e desenvolver esse talento que (quase) todo mundo traz no sangue.
– Não deixe de acreditar. Se manter fiel às suas convicções e nunca duvidar do seu talento é o primeiro passo para que o mercado (investidores, competidores, equipe e consumidores) confie nos seus produtos.
– Todo novo, todo dia. Empresas grandes nunca investem em apenas um produto inovador. Ter espírito empreendedor significa tomar decisões rapidamente, por isso, assim que aquela ideia genial virar projeto, passe para a próxima. E isso também vale para as ideias que não derem certo: não deixe o fracasso te paralizar.
– Meritocracia, sempre ela. Acompanhe o trabalho de cada funcionário de perto e recompense os mais dedicados, seja com uma participação no lucro ou uns dias de folga. Reuniões mais eficientes e com mais colaboração também ajudam muito.
– O exemplo vem de cima. De nada adianta pregar uma política perfeita na empresa se você não a segue. Toda equipe se sente mais motivada quando vê o líder seguindo as regras que estabeleceu e mostrando que elas funcionam.