O mundo da arte se transforma num mercado onde arte é só o nome de um produto.
O que a televisão tem a ver com roubos de arte, JFK e Andy Warhol?
No último meio século, o renomado crítico de arte Robert Hughes viu uma certa história desdobrar-se na cultura – a história de como o comércio mudou nossa relação com a arte e, no processo, o que a arte representa como moeda cultural.
A Maldição Mona Lisa (In The Mona Lisa Curse) é um documentário ambicioso (temporariamente disponível no YouTube), onde Hughes -ranzinza e profundamente perspicaz como sempre, o maior crítico de arte do mundo hoje, traça a evolução da devolução do mundo da arte.
Ele reconstitui a primeira vez que a Mona Lisa saiu do Louvre para ser vista por mais de um milhão de pessoas em Nova York, em 1963.
Sustenta a tese de que a maior parte das pessoas que ficaram na fila para ver a mais famosa pintura de todos os tempos na verdade não estavam lá para ver a Mona Lisa – mas para dizer que viram a Mona Lisa.
“Podia ser uma foto do quadro, ninguém ia notar. O que valia era o happening”. Andy Warhol
Essa é a maldição que a Mona Lisa colocou sobre a arte nos dias de hoje.
Imagens de arquivos próprios e sendo um crítico da revista TIME, a série é muito mais que um exemplo de jornalismo investigativo, uma absorção e abertura para um pedaço da narrativa cultural.
BBC – Visions of Space – The Mona Lisa Curse (Parte 1)
“Tenho visto com desgosto a crescente ficcionalização da arte, a inflação vasta de preços, e o efeito de tudo isso sobre artistas e museus. O entrelaçamento de dinheiro com a arte tornou-se uma maldição sobre como a arte é feita, controladas e, acima de tudo, da maneira que ele é experiente. E essa maldição já infectou o mundo da arte inteira. “
BBC – Visions of Space – The Mona Lisa Curse (Parte 2)
“Além das drogas, a arte é o maior mercado não regulamentada no mundo, com vendas de arte contemporânea estimado em US $ 18 bilhões por ano, impulsionado por regimes de novos-ricos colecionadores e servido por um crescente exército de conselheiros, comerciantes e leiloeiros. Como Andy Warhol observou certa vez: ‘Um bom negócio é a melhor arte “.
BBC – Visions of Space – The Mona Lisa Curse (Parte 3)
“Os Kennedys conseguiram transformar a Mona Lisa em um tipo de aparelho de televisão do século 15- ao invés de 1,5 milhão de pessoas olharem para uma imagem em 1.500 mil telas, você tinha todos olhando para uma tela, que era a própria imagem. Eles não vieram olhar a Mona Lisa, mas para dizer que viram a Mona Lisa.
E há uma distinção crucial, uma vez que é a realidade e experiência, e a outra é simplesmente um fantasma. “
* fonte: via brainpickings
http://www.brainpickings.org/index.php/2010/09/09/the-mona-lisa-curse/
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