X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

A Maldição Mona Lisa – A era da arte como espetáculo e negócio [Documentário]

mona lisa curse

O mundo da arte se transforma num mercado onde arte é só o nome de um produto.
Confira o documentário A Maldição Mona Lisa (In The Mona Lisa Curse), onde Robert Hughes, o maior crítico de arte do mundo hoje, traça a evolução da devolução do mundo da arte. (temporariamente disponível no YouTube). Confira aqui no Jornal do Empreendedor.


mona lisa curse e

O mundo da arte se transforma num mercado onde arte é só o nome de um produto.

O que a televisão tem a ver com roubos de arte, JFK e Andy Warhol?

No último meio século, o renomado crítico de arte Robert Hughes viu uma certa história desdobrar-se na cultura – a história de como o comércio mudou nossa relação com a arte e, no processo, o que a arte representa como moeda cultural.

monalisacurse e

A Maldição Mona Lisa (In The Mona Lisa Curse) é um documentário ambicioso (temporariamente disponível no YouTube), onde Hughes -ranzinza e profundamente perspicaz como sempre, o maior crítico de arte do mundo hoje,  traça a evolução da devolução do mundo da arte.

Ele reconstitui a primeira vez que a Mona Lisa saiu do Louvre para ser vista por mais de um milhão de pessoas em Nova York, em 1963.

Sustenta a tese de que a maior parte das pessoas que ficaram na fila para ver a mais famosa pintura de todos os tempos na verdade não estavam lá para ver a Mona Lisa – mas para dizer que viram a Mona Lisa.

“Podia ser uma foto do quadro, ninguém ia notar. O que valia era o happening”. Andy Warhol

Essa é a maldição que a Mona Lisa colocou sobre a arte nos dias de hoje.

Imagens de arquivos próprios e sendo um crítico da revista TIME, a série é muito mais que um exemplo de jornalismo investigativo, uma absorção e abertura para um pedaço da narrativa cultural.

BBC – Visions of Space – The Mona Lisa Curse (Parte 1)

“Tenho visto com desgosto a crescente ficcionalização da arte, a inflação vasta de preços, e o efeito de tudo isso sobre artistas e museus. O entrelaçamento de dinheiro com a arte tornou-se uma maldição sobre como a arte é feita, controladas e, acima de tudo, da maneira que ele é experiente. E essa maldição já infectou o mundo da arte inteira. “

BBC – Visions of Space – The Mona Lisa Curse (Parte 2)

“Além das drogas, a arte é o maior mercado não regulamentada no mundo, com vendas de arte contemporânea estimado em US $ 18 bilhões por ano, impulsionado por regimes de novos-ricos colecionadores e servido por um crescente exército de conselheiros, comerciantes e leiloeiros. Como Andy Warhol observou certa vez: ‘Um bom negócio é a melhor arte “.

BBC – Visions of Space – The Mona Lisa Curse (Parte 3)

“Os Kennedys conseguiram transformar a Mona Lisa em um tipo de aparelho de televisão do século 15- ao invés de 1,5 milhão de pessoas olharem para uma imagem em 1.500 mil telas, você tinha todos olhando para uma tela, que era a própria imagem. Eles não vieram olhar a Mona Lisa, mas para dizer que viram a Mona Lisa.
E há uma distinção crucial, uma vez que é a realidade e experiência, e a outra é simplesmente um fantasma. “

 

* fonte: via brainpickings

http://www.brainpickings.org/index.php/2010/09/09/the-mona-lisa-curse/

 

* Artigos interessantes, se você você não viu, vale à pena conferir:

‘Art as a Weapon’ – Novo Documentário explora a nova linha entre a Democracia, o Budismo e a Arte de rua [Vídeo]

“Wisdom” de Andrew Zuckerman – 50 maiores artistas falam sobre a Sabedoria [LIVRO]

Michael Wolff – “Sou obsessivamente interessado em tudo.”

# O Grito Roubado – Uma história sobre Noam Galai

 

 

 

 

 

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot