O Facebook tem sido um dos assuntos mais comentados em Marketing Digital. O incrível crescimento no número de usuários atraiu tanta atenção que Mark Zuckerberg, seu criador, virou personalidade mundial e a história do site virou até ganhadora do Oscar com o filme “A rede social”.
Diante de tanto barulho, no entanto, as perguntas mais importantes que precisamos responder são: o que minha empresa tem a ver com isso? Por que devo me importar?
1 – Alcance
Milton Nascimento diz em sua música que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Isso não vale só para artistas. O marketing de uma empresa também deve ir atrás de seu público onde ele estiver.
Mesmo que seu negócio seja B2B, é certo que um alto percentual do seu público alvo está no Facebook.
A rede já conta com mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo e caminha a passos largos para atingir seu primeiro bilhão. No Brasil, os anos de 2010 e 2011 apresentaram um crescimento impressionante e o Facebook se tornou uma ótima forma de alcançar muitas pessoas com baixo custo.
2 – Viralidade
No whitepaper Marketing Viral: Da teoria à prática já indicamos que para que uma mensagem se espalhe de forma mais fácil é essencial diminuir as barreiras e tornar o encaminhamento da mensagem o mais simples possível.
Poucas coisas poderiam ser mais simples e fáceis que o botão “Curtir”, disponível para qualquer página e o “Compartilhar” para repassar o conteúdo no próprio Facebook.
Essas duas armas podem ajudar muito sua empresa a levar a mensagem para mais e mais pessoas.
3 – Engajamento
Já vimos que há muita gente no Facebook e que a plataforma favorece o compartilhamento. Há ainda um outro item bastante relevante.
Quem tem uma conta no Facebook sabe o quanto ele é parte do cotidiano das pessoas. Segundo informações do próprio Facebook, mais de 50% dos usuários ativos acessam a ferramenta todos os dias.
Com isso, a chance de contato com sua empresa aumenta muito caso ela tenha uma boa presença na rede.
E empresas que vendem para empresas (B2B)? Também devem estar no Facebook?
Essa é uma pergunta que recebemos o tempo todo na Resultados Digitais. As pessoas acreditam que, já que o Facebook é uma rede pessoal, não há tanto espaço para relacionamentos mais profissionais, ou seja, o Facebook não seria útil para empresas B2B.
Nada mais fora da realidade. As pessoas cada vez mais consomem e compartilham conteúdos e serviços profissionais nos seus perfis.
Se a sua empresa possui conteúdo de qualidade, o Facebook é um ótimo canal de distribuição. No nosso caso, por exemplo, é a principal fonte de tráfego para nosso site.
Além disso, também vale lembrar que, por trás das empresas, há pessoas físicas que influenciam e tomam de decisão de compra. O Facebook facilita muito a manutenção e o cultivo do relacionamento com essas pessoas, desde quea abordagem da sua empresa não seja intrusiva e que busque ensinar ou ajudar o cliente.
Esse texto faz parte de nosso novo eBook gratuito: Introdução ao Marketing no Facebook
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