Belo Horizonte – Revitalizar o meio urbano de Araxá, transformando-o num local agradável, que propicie tranquilidade e qualidade de vida a moradores e turistas. Esse é o objetivo do Sebrae em Minas Gerais, da Prefeitura Municipal e do Grupo de Desenvolvimento de Ações Estratégicas (GDAE) por meio do projeto Araxá – cidade do bem-estar.
A ação consiste no desenvolvimento de identidade visual urbana, reconfiguração e ampliação do conjunto da Encosta do Cristo, transformações nas avenidas Imbiara e Wilson Borges e criação do Jardim Gastronômico. As melhorias e modificações na área urbana formarão o Circuito dos Sentidos (Visão, Olfato e Paladar) – roteiros que retratam as características da cidade, incorporando o conceito de bem-estar, comum no complexo termal e na área urbana.
O Circuito da Visão será implantado no Conjunto da Encosta do Cristo e prevê a recuperação da cobertura vegetal, criação de novos acessos e percursos na mata, trilha ecológica, espaço para museu e jardim botânico.
A concentração de vários restaurantes na avenida Imbiara é fator determinante para criação do Circuito do Paladar. O alargamento de calçadas e o plantio de árvores frutíferas do cerrado como araticum, tamarindos, gabirobas e cagaitas valorizarão a área. O grande destaque desse circuito será o Jardim Gastronômico.
Benefício a todos
A implantação de duas faixas de ciclovia na avenida Wilson Borges e a melhoria do piso da pista de caminhada – separadas por faixa de jardim com flores aromáticas – formarão o Circuito do Olfato. Por toda a extensão da avenida, haverá intervenções para garantir prioridade ao pedestre, como elevação do piso em locais de travessia de pessoas e bicicletas. Praça para crianças, áreas para alongamento e exercícios também estão previstas no projeto.
A analista do Sebrae em Minas, Nayara Montandon, afirma que a parceria entre estado e agentes de desenvolvimento da cidade será essencial para o sucesso e viabilidade do projeto. “Ao revitalizar a área urbana de Araxá, todos serão beneficiados. A população, que ganha um centro revigorado, corredores inteligentes de trânsito e novas opções de lazer; e os setores de turismo e comércio, que terão alternativas turísticas, novos clientes e visitantes”, diz Nayara
Serviço
Assessoria de Imprensa Sebrae-MG: (31) 3379-9278
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias