X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Acordo estimula comércio entre Brasil e África


Fortaleza – A Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa responsável pelo porto de Fortaleza (Mucuripe), assina nesta terça-feira (10) protocolo de cooperação com a Enapor S.A., que administra os portos da República de Cabo Verde. O acordo viabiliza a ligação comercial marítima entre os dois terminais e atende à demanda de comércio bilateral entre Brasil e África.

A ideia é estender as exportações brasileiras aos demais países africanos usando os Portos de Cabo Verde ao invés do Porto das Ilhas Canárias. A meta é escoar não apenas cargas cearenses por Mucuripe, mas também de outros estados.Com a medida, espera-se ganhar mais rapidez e economia.

As negociações para a assinatura do protocolo tiveram a intermediação do Sebrae no Ceará. O governo de Cabo Verde interessou-se em expandir seu mercado para o Brasil principalmente por causa da atual crise econômica mundial, que reduziu o trânsito de mercadorias do país africano para a Europa e os Estados Unidos.

A aproximação entre os portos de Fortaleza e Cabo Verde é resultado do trabalho de cooperação técnica realizado pelo Sebrae no estado e a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), em parceria com a Companhia Docas do Ceará (CDC), Câmara Brasil Angola no Ceará, Câmara Brasil Portugal no Ceará, as Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento, FIC – Zona Franca Comercial de Cabo Verde, Agência de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação de Cabo Verde e a Agência Caboverdiana de Investimentos, com apoio da Embaixada Brasileira em Cabo Verde.

O trabalho de cooperação técnica incluiu a realização de um estudo de logística, contratado pela Abase, que avaliou as possibilidades reais de negócios entre o Nordeste brasileiro e os países africanos, principalmente os da Costa Oeste, como Angola, São Tomé e Príncipe, e Cabo Verde, além de Moçambique, na Costa Leste. Existe ainda a expectativa de incluir Senegal e Guiné Bissau, negociação incentivada pela posição geográfica estratégica do Ceará.

O convênio prevê, entre outras coisas, a transferência de tecnologia, de documentação e de estatísticas. A viabilização da nova rota deverá ser um marco nas relações comerciais e de cooperação do Brasil com a África, e posicionará o Ceará como como porta de entrada para o continente, em especial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Serviço:
Sebrae no Ceará – (85) 3255.6820 / 32556609
www.ce.agenciasebrae.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot