O site da Business Insider escolheu as 20 melhores startups de 2011. Vale a pena clicar no link e conferir as empresas eleitas. Mas é ainda mais interessante checar a análise feita pelo site especializado em tendências PSFK a partir da seleção da Business Insider. Segundo a colunista Paloma M. Vasquez, é possível destacar características que unem essas empresas – e que seriam, em última instância, responsáveis pelo seu sucesso. Dessa maneira, seria possível responder à pergunta: o que torna uma startup especial?
Criar modelos de negócios inovadores. Várias das empresas apontadas encontraram soluções originais para modelos de negócios estabelecidos. Entre os exemplos está a Simple, que propõe um jeito diferente de lidar com operações bancárias, eliminando todas as taxas; e a Fab, que vende objetos de design originais para um público exclusivo: cada membro pode convidar três amigos para comprar no site.
Transformar o cliente em empreendedor. São muitos os exemplos: a Chloe + Isabel transforma seus consumidores em vendedores de joias; já a Zaarly faz a ligação entre indivíduos com necessidades reais e outros capazes de satisfazê-las.
Conectar objetos de forma inesperada. A empresa Sphero criou um aparelho que permite controlar uma bolinha com o seu telefone: ótimo para brincar com animais de estimação. Já a Kogeto Dot inventou uma ferramenta que se conecta ao iPhone para filmar vídeos panorâmicos.
Democratizar serviços especializados. A ideia por trás da Goodisie é fazer com que qualquer pessoa seja capaz de desenvolver um site de comércio eletrônico. Na Giftly, o cliente brinca de designer e cria um vale presente da sua loja preferida, para depois poder mandar aos amigos.
Estimular o trabalho colaborativo. A noção de economia compartilhada está presente em boa parte dessas startups. A We Work Labs criou um espaço de colaboração para que empreendedores de diferentes áreas possam trabalhar juntos. Enquanto isso, a Skillshare democratiza a educação: qualquer pessoa pode oferecer qualquer tipo de curso no site.