Os bávaros da BMW mostraram no começo desta semana que um veículo autônomo é capaz de enfrentar sem maiores problemas o tráfego de uma autobahn, a famosa rodovia alemã em que não existe limite de velocidade. Para tanto utilizaram um modelo Série 5 equipado com seu próprio sistema de navegação autônoma, que faz parte de um projeto chamado ConnectedDrive, que já existe nos modelos da marca.
Atualmente o programa reúne serviços de localização GPS, é capaz de ler alguns sinais de trânsito como placas de velocidade, dá alertas ao motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem sem acionar as luzes direcionais e aciona o freio automaticamente caso identifique o perigo de uma colisão iminente.
Já a versão autônoma conta com esses recursos, além de ser equipada com toda sorte de sensores e equipamentos que permitam o carro dirigir sozinho e com segurança mesmo em alta velocidade. O sistema em desenvolvimento pela BMW não tem nada a ver com os carros autônomos do Google, que o gigante da web vem testando, também com sucesso, pelas ruas da Califórnia.
O vídeo divulgado pelos alemães mostra que o carrão enfrentou bem a rodovia, andando dentro dos limites de velocidade determinados pelo usário e diminuindo a velocidade quando se deparava com trânsito mais pesado.
Segundo a BMW, seu carro já percorreu 5 mil quilômetros sem necessidade de qualquer intervenção humana.
Com informações Autoblog
BMW coloca carro para se dirigir sozinho na autobahn alemã