Aconteceu, na semana passada na Califórnia, a edição 2011 do TED. Dentre os muitos palestrantes que marcaram presença no evento, a Wired bateu um papo com o historiador tecnológico Edward Tenner, autor do livro “Why Things Bite Back: Technology and the Revenge of Unintended Consequences”.
O papo girou em torno do exercício de prever as consequências que novas tecnologias podem trazer para o mundo e não apenas no que diz respeito ao meio ambiente.
Por mais que prever o impacto que uma nova tecnologia vai ter no futuro pareça quase impossível, Tenner surpreende ao declarar que o problema nunca esteve em imaginar (até com certa exatidão) algumas consequências que novas invenções iriam trazer para o dia-a-dia das pessoas. Para ele o problema mesmo foi a falta de interpretação correta dessas conseqüências. Um exemplo que ele dá é o dos combustíveis fósseis que, segundo ele, já era sabido desde o século XIX que traria como conseqüência o aquecimento global. Porém, na época, chegou-se a considerar isso uma conseqüência positiva.
Para você, que ainda está começando, ainda é tempo de pensar (e interpretar) as conseqüências que a sua grande ideia pode ter sobre a vida das pessoas. Enquanto isso, aguardamos o upload do vídeo da participação de Edward Tenner no TED. Quem sabe ele não dá algumas boas dicas de como fazer para que as reações das nossas ações sejam as mais positivas possíveis?