Uma splash page de pré-cadastro e um pequeno investimento em anúncios online podem te ajudar a testar o mercado e encontrar seus primeiros clientes e usuários. E você não precisa saber programar.
Ao ter uma nova idéia para um serviço online eu sempre me pergunto se há mercado para esta nova proposta, e quem estaria interessado. Muitas vezes implemento um protótipo, coloco no ar e acompanho o crescimento orgânico dos primeiros dias. Mas eu sei programar protótipos usando JavaScript, Google App Engine, Git e outras ferramentas técnicas.
Sempre que converso sobre emprendedorismo com alguém que não é programador e tem uma idéia, ouço a pergunta:
Como iniciar meu negócio online se eu não sei programar?
Dê um nome para seu projeto, crie uma boa explicação em um parágrafo e crie uma splash page que colete e-mails de interessados no seu serviço. Splash page é uma página bem simples, com um nome, explicação do serviço e um campo de inserção de e-mail, pode ser definida como um pré-cadastro.
Para criar sua splash page você só precisa saber ler e escrever 🙂 Há serviços gratuitos que te permitem criar a página sem 1 linha de programação ou configuração técnica, por exemplo:
Sua página de pré-cadastro deve ser muito bem feita, é com base nela que seu potencial cliente vai decidir se quer ser avisado do lançamento do seu serviço. Faça um logo bem bacana, escreva um texto excelente, curto, direto, claro e tentador. Para criar o logo você pode contratar um designer no GetNinjas, a preços e prazos muito bons.
A divulgação da Splash Page
Contatos pessoais
Após a criação, sua página de pré-cadastro precisa ser divulgada, senão as pessoas não ficarão sabendo da existência do serviço. Obviamente você pode começar usando seus contatos pessoais de e-mail e redes sociais. Serviços como o Mailchimp te permitem enviar gratuitamente centenas de e-mails para sua lista de contatos. Exporte seus contatos do Gmail, Hotmail, Yahoo Mail, Outlook e crie uma lista no Mailchimp, envie sua primeira newsletter mostrando sua splashpage e pedindo para seus contatos te darem uma força e divulgarem seu link nas redes sociais. O Mailchimp é muito bem feito e as pessoas podem se descadastrar caso não quiserem mais receber seus informativos.
Anúncios online
Sua lista pessoal de contatos tem um limite, e após aproximadamente uma semana, você já terá esgotado toda sua abrangência e sua splash page poderá ter algumas dezenas, quem sabe centenas, de pré-cadastros. Campanhas de anúncios online vão te ajudar a continuar divulgando sua mensagem e criando buzz sobre seu serviço. Lembre-se, tudo isso sem 1 linha de programação.
Você pode usar sistemas de anúncios online e divulgar seu serviço justamente para o público-alvo que pretende atender. Com o Self-Service da boo-box, por exemplo, você pode segmentar seus anúncios por região geográfica, assuntos de interesse da audiência, hora do dia. Com investimentos a partir de R$ 10 você pode criar uma campanha que leva pessoas do seu público-alvo para sua página de pré-cadastro, clique aqui para começar agora. Campanhas online são a melhor maneira de divulgar sua página de pré-cadastro, o investimento é baixo, o retorno é garantido e você atinge seus objetivos rapidamente.
Em poucos dias fazendo anúncios online você pode ter milhares, dezenas de milhares de pessoas pré-cadastradas em seu serviço, mesmo sem ter feito 1 slide no Power Point ou uma linha de Plano de Negócios.
O que fazer com os dados coletados pela Splash Page
Em poucos dias você convenceu milhares de pessoas que seu serviço pode atendê-las e melhorar suas vidas. E agora? Bem, a resposta está na pergunta: Você tem o contato de milhares de pessoas que declararam espontaneamente o interesse em sua idéia. Agora você pode seguir qualquer um dos caminhos clássicos: buscar um sócio-programador, um sócio-designer ou um sócio-investidor, criar um protótipo, plano de negócios ou entrar em uma competição de startups e conseguir seus primeiros milhares de Reais para investir na sua idéia.
Empresas brasileiras lançadas com splash pages de pré-cadastro
A boo-box, em dezembro de 2006, teve uma splash page com demonstração da nossa proposta de propaganda contextual e campo para coletar e-mail dos produtores de conteúdo interessados em saber mais sobre a ferramenta. A página foi enviada para minha lista de contatos pessoais e também divulgada nos formulários de contatos dos grandes sites de tecnologia da época, um deles foi o TechCrunch. Lembro que após o primeiro artigo no TechCrunch nossa Splash Page teve mais de 20 mil pré-cadastros em 2 semanas.
O Peixe Urbano, uma das mais bem sucedidas startups brasileiras dos últimos anos, fez seu lançamento em abril de 2010 com apenas uma splash page de pré cadastro sendo anunciada pela rede de Seeding no Twitter da boo-box. Era, como toda splash page deve ser, simples, cativante, instigante, com um logo, uma linha de texto sobre explorar a cidade e um campo de coleta de e-mail. Em 1 mês a splash page coletou 6 mil pré-cadastros antes mesmo do lançamento do site. Hoje, após quase 2 anos de trabalho intenso dos empreendedores e do time envolvido no negócio, o Peixe Urbano fatura mais de R$ 200 milhões ao ano, tem 16 milhões de usuários e está presente em mais de 100 cidades em 4 países. (disclosure: o Peixe Urbano também tem investimentos da Monashees Capital, um dos investidores da boo-box)
Mas a splash page não é nem o começo!
Lógico que a splash page é só um dos passos na construção de um grande negócio online, mas pode ser um passo muito bem dado, decisivo para a construção da empresa e, mais importante, pode ser feita com pouco investimento e sem 1 linha de conhecimento de programação.