Aracaju – Investir em franquias tem sido a opção dos empreendedores que querem entrar no mercado com mais segurança. A modalidade é a preferida para novos investimentos, pois possibilita trabalhar com uma marca conhecida dentro de um conceito de negócio previamente testado e aprovado no mercado, que dá garantias e que consegue retorno mais rápido do que se o franqueado dependesse apenas de seus recursos próprios para instalar, operar e gerir um novo negócio.
Em Sergipe, o segmento vem ganhando espaço não só nos shoppings de Aracaju como nas ruas da cidade. Um bom exemplo dessa realidade é o Mixirica, que com apenas 50 dias de funcionamento já caiu no gosto da clientela. O restaurante destaca-se por oferecer produtos saudáveis e naturais, ambiente agradável e atendimento de qualidade. O carro chefe são os sucos com misturas exóticas, saborosas e refrescantes, além das saladas. É o primeiro da franquia, que tem sede em São Paulo, a ser aberto no Norte e Nordeste.
O empreendimento no estado é da empresária Elisangela de Menezes. Mas antes de despertar para o segmento franquia, a proprietária estava interessada em abrir um negócio menor. Foi quando teve oportunidade de participar do Empretec, programa executado pelo Sebrae, a partir de tecnologia desenvolvida pelas Organização das Naçõs Unidas (ONU), para estimular o espírito empreendedor dos participantes. “Foi muito motivador, trouxe conceitos importantes, mostrou como é importante planejar para montar o negócio. Participar do Empretec deu-me mais segurança. A proposta era abrir um empreendimento mais simples, mas o treinamento abriu minha visão. Passamos a procurar uma franquia, algo diferente no mercado. Pensamos na alimentação, em um local que oferecesse uma comida saudável. Foi aí que chegamos ao Mixirica”, diz Elisangela.
A empreendedora também contou com um incentivo fundamental, que lhe deu mais confiança – o apoio do marido, João Santana Neto, parceiro na empreitada. “Trabalho numa grande empresa, mas sempre que possível estou no Mixirica ajudando minha mulher”, destaca João.
O Mixirica oferece produtos como sanduiches naturais e sucos diversos, em que é possível aliar combinação de frutas. “Conseguimos com a franquia oferecer um alimento saudável, mas com sustância, pois é possível combinar as saladas com um panini, uma pizza”, explica Elisangela. Outro ponto de destaque é a facilidade do horário. “Estamos abertos o dia todo e à noite, facilitando o acesso dos clientes”, reforça o parceiro João Santana Neto.
Segundo o marido, as pessoas têm retornado à casa, elogiado os produtos, o atendimento. “O retorno tem sido muito positivo, quem vem pela primeira vez volta e ainda traz um parente, um amigo”, salienta. É o que confirma a cliente Roberta Porto, que além de gostar dos tipos de alimentos que são servidos, acha a localização ideal, próxima aos locais que frequenta no bairro 13 de Julho. “São refeições práticas, preços atrativos, próximo ao trabalho. Tenho recomendado a todo mundo, ninguém pode perder a oportunidade de experimentar os pratos do Mixirica”.
Capacitação
Tanto Elisangela quanto João Neto acham que investir em capacitação é fundamental para o sucesso. O casal já participou de alguns treinamentos do Sebrae. Além do Empretec, já tiveram acesso aos cursos Aprender a Empreender e Planejamento Financeiro. No momento estão sendo assistidos pelo projeto Sebraetec, recebendo consultoria na área de manipulação de alimentos.“Estamos tendo acesso à elaboração do Manual de Boas Práticas – Alimento Seguro. Os consultores estão nos orientando em todo o processo, nos ajudando a colocar em prática todo o aprendizado teórico”, confirmam.
E quando o assunto é capacitação, a empresária é firme no depoimento. “Todo empresário deve procurar o Sebrae, a instituição tem projetos voltados para as micro e pequenas empresas que ajudam o empreendimento crescer. Além dos produtos gratuitos que são disponibilizados pela internet, poupando-nos tempo”, finaliza Elisangela de Menezes.
O exemplo de Elisangela deixou satisfeito o superintendente do Sebrae no estado, Lauro Vasconcelos. “A empresária fez o caminho correto, preparou-se, investiu em capacitação, focou na gestão do negócio, para depois entrar no mercado. E nós fizemos a nossa parte, que é facilitar a vida do empreendedor. O Sebrae está de portas abertas para os empresários sergipanos”.
Serviço:
Sebrae em Sergipe (79) 2106.7758
www.se.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias