Direto do SXSW em Austin, Texas (EUA) — Nem só de palestras e debates vive o SXSW. A parte de filmes do festival conta com uma imensa seleção de filmes e curtas independentes. Dentro dos documentários, selecionei três que tenham relevância aqui pro público do Tecnoblog, já que os editores iriam vetar de qualquer forma um artigo sobre o filme que mostra nazistas da Lua invadindo a Terra em 2018.
Wikileaks: Secrets & Lies
Esse documentário de 76 minutos conta a história de pessoas envolvidas com o Wikileaks e os bastidores de um dos maiores escândalos de documentos que vazaram. E claro, não podemos deixar de dizer que Julian Assange é uma das estrelas do filme.
Indie Game: The Movie
Já passou o tempo em que games eram produzidos por grandes empresas e times de uma, duas, três pessoas conseguem produzir um imenso sucesso. Esses jogos independentes recebem o nome de indie games, inclusive, esses dias eu inclusive falei sobre isso aqui no Tecnoblog.
Indie Game: The Movie é um documentário que mostra o dia-a-dia e dificuldades de alguns desses indie developers. Jonathan Blow, criador de Braid, fala sobre seus desafios e como foi o lançamento de seu game em 2009. Também é possível ver momentos de Edmund McMillen e Tommy Refenes trabalhando no desenvolvimento e lançamento de Super Meat Boy, e por último Phil Fish e o desafio de terminar Fez, um aclamado game que ainda não viu seu lançamento.
WE ARE LEGION: The Story of the Hacktivists
Um documentário que leva o espectador pro mundo do Anonymous. Através de entrevistas com membros ativos, em julgamento e ainda alguns que sairam da prisão, o filme explora as origens do grupo no 4chan e a evolução de um pequeno movimento até um grupo de proporções mundiais.
SXSW: Alguns filmes que concorrem no festival