O Kauplus acaba de lançar a Shop API, que facilita o acesso de qualquer desenvolvedor aos dados de lojas e otimiza a utilização da plataforma. Com essa nova ferramenta, é possível integrar uma Loja Kauplus com outras plataformas de e-commerce e também desenvolver novas soluções, como criar buscadores de produtos, comparadores de preço, sistemas de recomendação e listas de presentes.
A empresa acompanha um movimento global em relação a esse tipo de prática. No geral, aplicativos construídos por meio de APIs, abreviação em inglês para Application Programming Interface (Interface para Programação de Aplicativos), surgem sempre que uma grande plataforma é lançada, como o Facebook ou Twitter. Exemplos disso são os jogos que usam os mapas do Google Maps como cenário.
“A liberação de APIs fornece aos usuários dados de quem as disponibilizam. Dessa forma, qualquer empresa ou pessoa pode utilizar os dados para construir a sua própria aplicação”, explica Débora Setton, responsável pelas APIs do Kauplus. Nos Estados Unidos, diversas empresas possuem APIs abertas, que podem ser utilizadas gratuitamente por qualquer pessoa. Empresas como o LinkedIn, Amazon e New York Times são algumas que fornecem dados por meio desse tipo de plataforma. Nesse sentido, hoje o Kauplus é o único serviço de Social Commerce que disponibiliza uma API gratuita.
Essa prática traz diversas vantagens tanto para quem cria a API quanto para quem utiliza esse serviço. “A empresa que fornece os dados acaba ganhando novos usuários, trazidos por diversos aplicativos menores que ela não teria condições ou motivação suficientes para desenvolver, pois muitas vezes são focados em um segmento específico do público”, comenta Débora. Além disso, esses aplicativos aumentam a transparência das empresas em relação aos seus usuários. Uma vez lançados, a relação com esse público passa a ser muito maior. Assim, uma empresa que possui uma API tende a ser mais clara com seus usuários e a possuir processos internos mais estáveis, diminuindo as chances de supreender negativamente seus clientes.
Kauplus Social Commerce
O Kauplus é o mais novo empreendimento de social commerce no mercado brasileiro. Criada pelos sócios Rafael Barbolo e Rafael Ivan Garcia em Dezembro de 2011, a empresa surgiu com o objetivo de incentivar esse seguimento de mercado, sendo hoje a única ferramenta de social commerce gratuita disponível no Brasil.
Nesse sentido, o Kauplus adota uma linha diferente das demais empresas nacionais. Com a expertise adquirida por seus criadores, que tiveram passagem em sociedade com o BuscaPé, e know-how nas áreas de internet e e-commerce, busca proporcionar uma plataforma completa e acessível a qualquer pessoa ou empresa que queira criar uma loja e aproveitar a força das redes sociais. Até o momento, mais de 500 lojas se registraram, entre elas estão a boutique Anna Pegova, conhecida empresa de cosméticos, e o Cursos 24 Horas, site de educação a distância mais acessado do Brasil.
O Kauplus oferece uma interface de fácil navegação e uma série de facilidades. Entre elas está o fato de que os produtos de interesse do consumidor ficam em uma única sacola de compras, que é compartilhada entre todas as lojas, amenizando o habitual abandono de carrinhos, um problema comum no e-commerce. Outra vantagem é a existência de um mecanismo de busca compartilhada, que oferece resultados de outras Lojas Kauplus caso o item procurado não seja encontrado na loja visitada. Os clientes ainda podem escrever reviews, recomendar produtos e visualizar as lojas que seus amigos visitaram.
Hoje, a plataforma de social commerce atua apenas no Facebook. Porém, a empresa já estuda formas de ampliar seus serviços e possui um planejamento com o objetivo de levar o Kauplus ao Twitter, Google+, TV digital e mobile.