Brasília – Os 143 proprietários de micro e pequenos negócios de todo o país, vencedores das etapas estaduais do MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, participaram do 4º Seminário Nacional MPE Brasil, em Brasília, nesta sexta-feira (23). O prêmio é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o prêmio é um estimulo à excelência nos pequenos negócios. “A pequena empresa é diferente da grande por ter flexibilidade e agilidade, além da possibilidade de ser extremamente competitiva e altamente rentável, se tiver boa gestão”, comentou o diretor durante o debate realizado entre os líderes das instituições realizadoras do MPE Brasil 2011.
Carlos Alberto dos Santos, do Sebrae, falou sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), da instituição, que funciona desde 1996, e possui R$ 4 bilhões em operações garantidas. “Na hora de conceder o crédito, o banco quer saber primeiro se você consegue pagar e, em seguida, quem vai pagar, caso você não pague. Por isso, o tema das garantias é central. Temos no país diversos fundos garantidores e essa estratégia é importante”, comentou.
José Paulo Soares Martins, diretor-executivo do Instituto Gerdau, aconselhou os proprietários de micro e pequenas empresas a manterem vivo o ímpeto empreendedor. “O presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, sempre diz que a chama empreendedora dos proprietários de negócios é muito importante e precisa estar também nos colaboradores da empresa, para que administrem os processos com a mesma angústia e ansiedade dos empresários, sem que se acomodem na zona de conforto”, comentou.
Segundo Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ, há um modelo de gestão tipicamente brasileiro e que faz sucesso pelo mundo. “Aprendemos com a inflação, com as crises e hoje estamos sólidos. As micro e pequenas empresas são vitoriosas e funcionam como o motor da economia. Elas fazem parte da cadeia de valor que chamamos de Brasil”, disse.
Os vencedores do MPE Brasil 2011 serão premiados, em Brasília, nesta sexta-feira (23). Cerca de 58 mil empresas se inscreveram no MPE Brasil 2011, sendo que 32 mil efetivamente participaram do concurso porque concluíram o preenchimento do questionário de autoavaliação da gestão. As micro e pequenas empresas vencedoras foram escolhidas entre as 143 candidatas que conquistaram as etapas estaduais do prêmio. Elas venceram pela qualidade da gestão, capacidade empreendedora do empresário e resultados alcançados a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ.
Estarão presentes na cerimônia, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto; o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos; o presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca; o diretor da entidade, Erik Camarano; o diretor-executivo do Instituto Gerdau, José Paulo Soares Martins e o presidente do Conselho de Administração, Jorge Gerdau Johannpeter. Além deles, o evento contará com a presença do superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, e de Mauro Figueiredo, presidente do Conselho Curador da fundação.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias