Rio de Janeiro – Cerca de 140 empresários de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, cidades do litoral norte fluminense, conheceram nesta semana o projeto de qualificação de turismo, uma das ações do programa Sebrae 2014. Esses três municípios estão entre os escolhidos pelo Ministério do Turismo como destinos de lazer indicados aos turistas que virão ao país durante a Copa do Mundo.
A previsão é que cerca de 30 empreendimentos de cada uma das cidades selecionadas participem da iniciativa. Nos dias 27 a 29 deste mês, o Sebrae apresentou nesses municípios um mapa de oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas (MPE) durante o mundial. O levantamento mostra quais os setores que serão mais impactados com os jogos.
Cenários paradisíacos e proximidade com o Rio de Janeiro são algumas das vantagens dos integrantes do programa. Mas, além disso, padrão de excelência, bons hotéis e restaurante – quesitos que estão entre os mais valorizados pelos turistas – podem garantir o encantamento dos visitantes, além dos atrativos naturais.
As capacitações das empresas que participam do programa Sebrae 2014 devem começar em breve. Assim que aderir à proposta, o empresário deve fazer um diagnóstico do próprio negócio, com base em critérios como gestão, estratégia, finanças e sustentabilidade. De acordo com a pontuação obtida, o proprietário vai receber as sugestões dos cursos do Sebrae mais adequados ao empreendimento. O programa também envolve a visita de consultores da instituição às empresas para ajudar a analisar o modelo de negócio e buscar oportunidades no mercado, como participação em feiras e eventos.
“A avaliação isenta de um profissional foi o que mais me atraiu. Encaro essa etapa de preparação não apenas para a Copa, mas como um aprendizado para a vida toda. Afinal, o legado é uma das heranças mais importantes de um grande evento”, pontua a empresária de Arraial do Cabo, Márcia Augusta de Araújo, proprietária, há oito anos, da Pousada do Timoneiro.
A gestora do programa Sebrae 2014 do Sebrae no Rio de Janeiro, Beatriz Baptista Barroso, reforça que o conhecimento sobre os pontos fortes e fracos do negócio tem um papel transformador. “A capacitação é voltada para questões práticas. Um dos problemas mais frequentes, por exemplo, é a ausência de um controle financeiro detalhado. Com uma pequena correção de procedimentos, o empresário já pode ver o resultado no próximo balanço”, afirma.
Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias