Quando um profissional tem dificuldades com finanças pessoais, família e saúde física e emocional, certamente é muito penoso que ele deixe isso na porta da empresa e consiga esquecer os problemas e se dedicar totalmente ao trabalho. Esses problemas acabam influenciando a produtividade do colaborador, de forma que os resultados da empresa são afetados.
Situações assim têm levado empresas a investir em programas de qualidade de vida e até de aconselhamento financeiro, com o objetivo de melhorar a participação, o comprometimento, a produtividade e a retenção de bons profissionais nesses momentos de dificuldades pessoais.
Mas o empregado também tem uma tarefa dura: a de separar, na medida do possível, o pessoal do profissional, evitando compartilhar o problema e causar uma exposição indesejada. A colaboração e a força de vontade para melhorar esse cenário são de extrema importância para um bom resultado da equação.
Na sua empresa, como você lida com os problemas pessoais dos funcionários? É possível ajudar? Isso prejudica o dia a dia do negócio?