Pelo menos no Android — baseando-me no CyanogenMod 7 — eu sei que, não importa o momento ou circunstância, se há uma conexão Wi-Fi ativa no sistema, de tempos em tempos o sistema vai lá e verifica se há novidades nos aplicativos com execução em segundo plano sedentos por colocar as notificações do tipo Push em uso. Já no Windows Phone…
Hei de confessar que a minha experiência com esse recurso do sistema não tem sido a melhor de todos os tempos da última semana. Com o Lumia em mãos, percebo que a conexão demora demais para entrar em funcionamento quando há uma rede Wi-Fi disponível. Chega a ser decepcionante.
Hoje, por exemplo, cheguei à redação e verifiquei que, dois minutos depois de pintar por aqui, o Windows Phone não tinha reconhecido a rede corporativa. Oras, isso não é normal. Abri a central de ajustes do sistema (esse app ajuda muito ao criar atalhos no formato de Live Tiles) e lá estava a nossa rede sem fio devidamente desconectada. “Cliquei” nela e tive que inserir a senha de acesso novamente antes de começar a usar.