Salvador – Para ajudar lojistas da rede de shoppings Tricenter – Max Center, Tropical Center e Pituba Parque Center – a conectar seus negócios no mundo virtual, o Sebrae na Bahia promoveu, nesta quarta-feira (11), o Café Empresarial 2012. Temas importantes para os empresários, como redes sociais, comércio eletrônico, compras coletivas e estratégia de logística, foram debatidos durante o evento. A ação foi promovida em parceria com as Associações dos Lojistas do Tricenter.
Para a gestora do projeto de Comércio e Serviço do Sebrae em Salvador, Aparecida Rosado, “o objetivo foi esclarecer questões sobre o mundo digital e apresentar ferramentas e formas de inserção nesse meio”, explicou.
No evento, quatro especialistas apresentaram seus temas de trabalho e, ao final, participaram de uma mesa de debate com os empresários. A sócia-diretora da agência digital Enigma.Net, Marcela Rocha, falou sobre mídias sociais e como utilizá-las. “É importante para o empresário entrar no mundo virtual, pois o consumidor está nele”, disse. Ela afirmou que é fundamental entender o funcionamento das redes sociais e perceber o que os usuários esperam. “É importante fazer uma abordagem mais sutil da marca e do seu produto nas redes sociais”.
O gerente comercial dos Correios, Vaner Prado, destacou os desafios de logística que a empresa enfrenta. Ele apresentou produtos e serviços oferecidos pelos Correios para atender às demandas das empresas, inclusive com formação de convênios. “As micro e pequenas empresas ainda não conhecem por completo nossos serviços, como o Sedex e o PAC (pequenas encomendas em transporte). Por isso, eventos como esse são imprescindíveis para a gente”, afirmou.
Em seguida, o sócio do site de compras coletivas Moi de Gente, Jerry Lima, explicou aos empresários a importância desse serviço e como incorporá-lo aos negócios. Segundo Jerry, esses portais fazem a publicidade do estabelecimento por meio de serviços oferecidos a baixo custo. Mas, é importante limitar a quantidade de produtos ofertados para manter o bom atendimento e não gerar excesso de demanda. “A empresa tem que atrair um público que ela é capaz de atender para não gerar uma demanda grande e acabar se prejudicando”, pontuou.
Para o sócio da agência digital Insix, Fábio Campinho, a integração entre os serviços pode fazer a diferença. “Eu acredito na soma. Ter um comércio eletrônico, redes sociais e participar de sites de compras coletivas são ações que podem trazer um bom retorno para o empresário”, enfatizou. Fábio falou sobre o tema e-commerce. “Hoje, o maior desafio de quem começa no comércio eletrônico é a divulgação. Além disso, é importante se capacitar na área, selecionar os produtos que serão disponibilizados, firmar convênio com os Correios e dedicar tempo para cuidar do negócio”.
Capacitação
O Café Empresarial dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae na Bahia com os lojistas dos shoppings Max Center, Tropical Center e Pituba Parque Center, desde 2011. No total, 27 empresas foram capacitadas e receberam consultoria empresarial. Além de encontros como esse, o trabalho envolve diagnósticos empresariais, consultorias coletivas e individuais, treinamentos para colaboradores e as oficinas de Gestão Empresarial, Financeira, de Recursos Humanos, de Vendas e de Merchandising.
“O principal objetivo é dar aos lojistas uma visão empresarial do seu negócio de forma diferenciada, através de um projeto de capacitação e consultoria que traz um resultado comprovado”, explicou a gestora Aparecida Rosado.
A empresária e presidente da Associação dos Lojistas do Pituba Parque Center, Ajurimar Wyll, reitera a relevância do projeto. “A parceria com o Sebrae é de extrema importância. Em um mercado de muda constantemente, o Sebrae nos trouxe as informações necessárias para que a gente possa caminhar junto com estas mudanças”, concluiu.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias