O Desafio Intel® América Latina é também a ponte entre jovens empreendedores tecnológicos universitários com alto potencial e o Vale do Silício, ambiente de negócios reconhecido mundialmente e localizado na Califórnia, EUA. A competição é voltada para formandos, estudantes de pós-graduação ou recém-formados que tenham uma proposta de negócios no segmento tecnológico.
Nessa nova edição, com a finalidade de incentivar o empreendedorismo dentro do âmbito educacional, três universidades brasileiras colaborarão com a Intel: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Essas universidades se juntarão a universidades do México, Argentina, Peru, Chile e Costa Rica nesta rede latino-americana de inovação.
De acordo com Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil, “um dos principais objetivos do Desafio Intel® América Latina é que os jovens participantes vivenciem uma experiência educacional onde poderão se relacionar com especialistas em tecnologia e negócios, que os orientem no desenvolvimento e na melhoria de seus projetos de negócios. Os recentes investimentos que startups brasileiras receberam mostram que o ambiente de inovação do país está numa curva ascendente. Acreditamos que a inovação é fundamental para o crescimento dos indivíduos, empresas e economias. Ao incentivar o empreendedorismo entre os jovens, buscamos estabelecer as condições para a geração de mais empregos e maiores oportunidades de desenvolvimento econômico, além de melhorar a competitividade da região”.
O papel das universidades
De acordo com Cristiano Araújo, Coordenador Geral de Estágios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Desafio Intel possui um aspecto relevante que é permitir que iniciativas desenvolvidas dentro das universidades tenham a oportunidade de serem aperfeiçoadas para alcançar as exigências de seus potenciais investidores. “Ou seja, o programa da Intel estimula a criatividade dos estudantes ao mesmo tempo em que os desafia para que possam profissionalizar suas ideias como um negócio atraente para o mercado”, afirma Araújo.
Além disso, o coordenador destaca que o empreendimento tecnológico é fundamental para tornar o Brasil um país desenvolvido, “do ponto de vista social este tipo de empreendimento gera uma demanda de pessoas qualificadas e bem sucedidas. Já do ponto de vista econômico, deverá abrir mercados externos para produtos e serviços brasileiros, mesmo para pequenas e médias empresas, diversificando nossos mercados e matriz de produção. Temos estimulado os estudantes, por meio de disciplinas de empreendedorismo e disciplinas de desenvolvimento de produtos e serviços, desta forma criando a cultura e a experiência de startups”, afirma Cristiano.
No mês de setembro, três projetos brasileiros se juntarão a outros 12 projetos da região para competir na final do Desafio Intel® América Latina, onde serão escolhidos os três projetos de negócios finalistas que representarão a região no IntelGlobal Challenge 2012 na Universidade de Berkeley, no mês de novembro. O IntelGlobal Challenge é uma competição mundial que oferece a possibilidade de concorrer a prêmios de até 50 mil dólares em dinheiro, além de uma grande exposição e relacionamentos globais.
Condições para a convocação aberta
A convocação do Desafio Intel® América Latina está disponível para qualquer projeto empreendedor de origem universitária, da América Latina e Caribe, que cumpra os requisitos descritos abaixo e estará aberta até 14 de maio de 2012. O anúncio dos projetos selecionados para as bolsas será realizado dia 1 de junho de 2012.
A edição 2012 do Desafio Intel® América Latina oferecerá acesso a programas de formação e relacionamento no Vale do Silício e a oportunidade para que as equipes participantes compitam por cinco bolsas para participarem do YouNoodle Entrepreneurship Camp, um programa de aceleração de negócios organizado porYouNoodle, organização especializada em empreendimentos baseados no Vale do Silício, durante o próximo mês de julho.
Esse programa inclui recursos de capacitação com especialistas do assunto, visita a diversas empresas e reuniões com investidores de capital de risco.
Condições para a participação:
- · A equipe deve ter um membro que seja ou tenha sido nos últimos quatro anos, estudante universitário obtendo algum dos seguintes diplomas: licenciatura, graduação ou pós-graduação;
- · Disponibilidade de um membro da equipe para viajar à Califórnia e participar do YouNoodle Entrepreneurship Camp no mês de julho;
- · Os projetos devem ser inscritos em inglês;
- · Os projetos devem se relacionar com qualquer dos seguintes setores:
o Novos usos e usuários de tecnologia;
o Tecnologias da computação de 2020;
o Soluções para problemas sociais com tecnologia.
Os três melhores projetos vencedores do Desafio Intel® América Latina2012 terão direito a representar a América Latina no Intel Global Challenge 2012 na Universidade de Berkeley, onde competirão por prêmios em dinheiro de até 50 mil dólares.
O Desafio Intel® América Latina faz parte dos Programas Educacionais daIntel, uma iniciativa mundial de responsabilidade social corporativa da empresa. ODesafio Intel® América Latina é organizado com apoio do YouNoodle, empresa com base em São Francisco, Califórnia (EUA), que estimula o empreendedorismo tecnológico universitário.
Para mais informações, visite:
www.entrepreneurshipchallenge.org
Sobre a Intel Educação
A Intel é uma empresa motivada a projetar o futuro todos os dias. Nós acreditamos que a tecnologia tem o poder de desafiar, inspirar e transformar a vida das pessoas. Por isso, investir no futuro significa investir na educação. O que nos motiva é ver as coisas incríveis que as pessoas podem fazer utilizando a nossa tecnologia. Nosso compromisso com a evolução da educação é a nossa contribuição para ajudar o futuro da América Latina.
Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas vivem e trabalham. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis emwww.intel.com/pressroom e blogs.intel.com.
Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.
* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.