Vocês já devem ter ouvido falar na campanha da cerveja neozelandesa Export Dry, que saiu em meados de fevereiro, feita pela Colseno BBDO. Não ficaram sabendo? Conto rapidinho aqui. A campanha “Say no to wine” levantava a bandeira de não deixar nada atrapalhar a relação de um homem e uma cerveja. Por que isso? Eles contam que de uns tempos pra cá a moda de beber vinho foi imposta para todos, inclusive para os jovens homens apaixonados por cerveja. E mesmo com a paixão toda, eles se sentiram obrigados a seguir essa “terrível” tendência. A campanha trazia uns prints provocativos e um filme divertido, contando sobre toda essa situação.
Funcionando como complemento para essa causa, a marca criou uma ação promocional que chamou a atenção de todos e fez com que ela incrementasse suas vendas em 350% em apenas uma semana: pela primeira vez, uma cervejaria produziu um vinho.
Sim, um vinho chamado “You don’t have to do this” que ficou exposto e à venda, em uma loja de bebidas.
O rótulo chamava a atenção pela peculiaridade do seu texto, que abordava o público falando que ele não era obrigado a fazer isso e que ele estava na seção errada. Vale a pena dar uma lida no texto completo.
Por fim, ele pedia para que o consumidor se dirigisse ao caixa e assim ele ganhava $5 de desconto em um pack de 12 da cerveja.
Resumindo, é uma ação de ativação com cuponagem no final, mas tudo envelopado de uma forma criativa e divertida, com a cara da marca e ainda contando uma história, fazendo com que os jovens homens se identificassem com tudo aquilo que estavam vivendo.
E o que a marca considera inimigo número um (o vinho) funcionou como a isca para essa ação ser tão bem sucedida.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie