X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Tecnologia pode melhorar desempenho de cerâmicas


Natal – O baixo índice de inovação nas indústrias de cerâmica vermelha da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, prejudica a produtividade do setor. O formato das fornalhas, por exemplo, pode fazer grande diferença nos negócios. Apenas 2% das telhas produzidas nos fornos antigos, apelidados de caipiras e grandes consumidores de lenha, têm qualidade suficiente para o mercado. Já, cerca de 15% das peças produzidas nos modelos redondos e mais modernos são de primeira linha.

O Sebrae no Rio Grande do Norte promoverá um debate sobre as alternativas para o aumento da produtividade e sustentabilidade do setor, nesta quinta-feira (31), em Parelhas, durante o Seminário da Indústria de Cerâmica Vermelha no Seridó.

Existem 186 indústrias de cerâmica vermelha no estado. Mais da metade está na região do Seridó, que apresenta forte tendência à desertificação em função do desmatamento – em parte para alimentar os fornos das fábricas de tijolos. “Esse evento é importante porque, nessa região, estão concentradas as cerâmicas com os menores índices de adoção da tecnologia no processo produtivo. Queremos mudar esse quadro levando informação e capacitação”, explica a gestora de Cerâmica Vermelha no Sebrae, Luana Betícia Oliveira.

Um dos painelistas do evento, Mauricio Henriques, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), apresentará dados que mostram a relação entre os custos e a eficiência da produção. O INT implanta no Brasil o programa Eficiência Energética em Cerâmicas de Pequeno Porte (EELA, na sigla em espanhol), que capacita empresas do setor na América Latina, Ásia e África. Jorge Luiz Guadalupe, consultor da iniciativa, que é custeada pelo governo da Suíça, apresentará os projetos para o mercado de carbono.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) será representado pelo consultor Amando Alves de Oliveira. Ele explicará como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas ao processo produtivo. O evento também tratará sobre legalização florestal para as cerâmicas, licenciamento ambiental e linhas de crédito disponíveis para o setor.

O evento será realizado com apoio do Senai, Banco do Brasil, Associação dos Ceramistas do Vale Carnaúba (ACVC), Associação dos Ceramistas do Seridó (ACESE), Sindicato da Indústria de Cerâmica para a Construção do estado (Sindicer) e prefeitura de Parelhas.

 

Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot