Natal – A qualidade do trabalho desenvolvido por artesãos atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte ganhou reconhecimento nacional. A Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade, Infância e ao Meio Rural de Vera Cruz (Apami) e a empreendedora individual Maria Socorro Santos, da praia de Ponta do Mel, venceram a terceira edição do Prêmio Top 100 de Artesanato, promovido em todo o país pela instituição.
O Top 100 elege as melhores iniciativas do setor no país. A Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas reúne mulheres da cidade que vivem dos bordados em Richelieu. A Apami produz peças com fibra de coco e Maria do Socorro usa o paneiro, espécie de tecido vegetal derivado da fruta, para fabricar artigos artesanais. A solenidade de entrega será realizada no Rio de Janeiro, em setembro.
Os artesãos potiguares foram selecionados em um universo de 1,8 mil inscritos em todo o país. No estado, 50 grupos produtivos ou artesãos concorreram ao prêmio – quatro se classificaram para a fase final, que resultou na premiação dos três vencedores. A avaliação do TOP 100 leva em consideração não apenas a qualidade estética e o valor cultural, mas também elementos da cadeia produtiva e de comercialização do artesanato. Entre os critérios, estão o grau de inovação dos produtos, a adequação ambiental e econômica, a embalagem e a gestão estratégica da atividade.
Para a gerente de Comércio e Serviços do Sebrae no Rio Grande do Norte, Sandra Martins, a profissionalização dos artesãos como Maria Socorro é notória. “Antes do programa Empreendedor Individual, a maioria dos artesãos vivia na informalidade, não se capacitavam e tinham o artesanato como atividade secundária. Hoje, podemos notar que essas pessoas têm outra perspectiva do mercado. Passam a encarar a atividade como um negócio de fato”, destaca.
Os vencedores têm o direito de usar o selo do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato até dezembro de 2014. Eles ainda recebem reconhecimento nacional pelo trabalho, podendo ser convidados a participar de rodadas de negócios, feiras e exposições realizadas ou apoiadas pelo Sebrae. As peças produzidas por eles são incluídas em um catálogo, que é entregue a compradores nacionais e internacionais.
Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias