X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Rio Grande do Norte tem três vencedores no Top 100


Natal – A qualidade do trabalho desenvolvido por artesãos atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte ganhou reconhecimento nacional. A Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade, Infância e ao Meio Rural de Vera Cruz (Apami) e a empreendedora individual Maria Socorro Santos, da praia de Ponta do Mel, venceram a terceira edição do Prêmio Top 100 de Artesanato, promovido em todo o país pela instituição.

O Top 100 elege as melhores iniciativas do setor no país. A Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas reúne mulheres da cidade que vivem dos bordados em Richelieu. A Apami produz peças com fibra de coco e Maria do Socorro usa o paneiro, espécie de tecido vegetal derivado da fruta, para fabricar artigos artesanais. A solenidade de entrega será realizada no Rio de Janeiro, em setembro.

Os artesãos potiguares foram selecionados em um universo de 1,8 mil inscritos em todo o país. No estado, 50 grupos produtivos ou artesãos concorreram ao prêmio – quatro se classificaram para a fase final, que resultou na premiação dos três vencedores. A avaliação do TOP 100 leva em consideração não apenas a qualidade estética e o valor cultural, mas também elementos da cadeia produtiva e de comercialização do artesanato. Entre os critérios, estão o grau de inovação dos produtos, a adequação ambiental e econômica, a embalagem e a gestão estratégica da atividade.

Para a gerente de Comércio e Serviços do Sebrae no Rio Grande do Norte, Sandra Martins, a profissionalização dos artesãos como Maria Socorro é notória. “Antes do programa Empreendedor Individual, a maioria dos artesãos vivia na informalidade, não se capacitavam e tinham o artesanato como atividade secundária. Hoje, podemos notar que essas pessoas têm outra perspectiva do mercado. Passam a encarar a atividade como um negócio de fato”, destaca.

Os vencedores têm o direito de usar o selo do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato até dezembro de 2014. Eles ainda recebem reconhecimento nacional pelo trabalho, podendo ser convidados a participar de rodadas de negócios, feiras e exposições realizadas ou apoiadas pelo Sebrae. As peças produzidas por eles são incluídas em um catálogo, que é entregue a compradores nacionais e internacionais.

 

Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot