O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, realizam nesta quarta-feira, 20, mais um evento do Ciclo de Debates Panorama da Comunicação e das Telecomunicações 2011/2012.
Nesta semana, Cosette Castro, bolsista do Instituto e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB), e Diogo Moisés, assessor da Empresa Brasil de Comunicação/ TV Brasil e do Coletivo Intervozes, apresentarão o tema “Serviços, aplicativos e conteúdos digitais multiplataformas: Avanços no campo público de televisão digital”.
O tema foi desenvolvido por Cosette em artigo do quarto volume da publicação Panorama da Comunicação e das Telecomunicações 2011/2012, intitulado Tendências. O texto trata da chegada da televisão digital terrestre no Brasil como um marco que vai além da questão tecnológica já que, potencialmente, tem possibilidade de tornar a televisão pública referência em audiência, oferta de narrativas interativas, novos formatos digitais e de convergência de mídias.
Para além das câmaras digitais, do envio de matérias e conteúdos pela internet, da edição e pós-edição digitalizadas, o que muda no fazer jornalístico e na ficção televisiva pensada para o campo público? Praticamente tudo. Serão apontadas fortalezas e fragilidades do projeto brasileiro de televisão digital no campo público.
O evento começa às 19h, no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (rua Rego Freitas, nº 454, conjunto 13, 1º andar – República, São Paulo-SP). A entrada é franca e a jornalista Fernanda Carneiro, da Assessoria de Imprensa e Comunicação, do Ipea, fará a mediação. É necessária a confirmação de presença, enviando o nome, instituição e contatos para [email protected]. O próximo debate acontecerá em 4 de julho, no mesmo horário e local, sobre as tendências profissionais e ocupacionais para a área de comunicação no Brasil.