Maceió – A metodologia do programa Economia da Praia, desenvolvida pelo Sebrae em Alagoas, deve ser aplicada na Paraíba em breve. Representantes paraibanos da instituição estiveram na capital alagoana para conhecer as experiências desenvolvidas na orla da cidade.
O Economia da Praia melhora a competitividade dos pequenos empreendedores que trabalham a beira mar. É comum, nas cidades litorâneas, que vários comerciantes trabalhem na informalidade vendendo artesanato, alimentos e bebidas, por exemplo. “Diante dessa constatação, as palestras e oficinas conscientizam sobre a formalização a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados”, registra a gerente de Atendimento Coletivo – Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas, Vanessa Rocha.
A experiência já chegou ao Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte. Em Alagoas, as ações são realizadas em parceria com a Agência de Fomento do Estado (Desenvolve), que elabora um diagnóstico do público a ser atendido pelo projeto. Já foram realizadas duas ações de formalização no estado e uma turma piloto do curso Empreendendo na Orla, com pequenos comerciantes da orla de Maceió. Uma segunda turma está prevista para o mês de julho. Na mobilização realizada em Maceió e na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, 76 comerciantes se tornaram empreendedores individuais.
“A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), já deixou claro que, em breve, somente poderão comercializar na orla de Maceió, as pessoas formalizadas”, revelou Davi Barbosa, analista do Sebrae em Alagoas. Além do curso e da formalização, o Economia da Praia oferece consultorias especializadas sobre marketing, crédito e turismo e facilita o acesso dos empreendedores às linhas de crédito disponíveis no mercado.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009.1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias