João Pessoa – Vivenciar o dia a dia da cidade, fazer parte da cultura e da gastronomia local. Os turistas que visitam a região do Brejo paraibano podem experimentar novas sensações em atividades no lugar visitado. O turismo de experiência estimula os empresários locais a inovar nos passeios e roteiros oferecidos na região. Esse novo mercado incrementa a economia local e gera emprego e renda, além de oferecer alternativas a quem visita à Paraíba.
“Iniciamos a estruturação do turismo de experiência pelas cidades de Areia e Bananeiras. Vamos ainda estender as ações para João Pessoa e outros municípios do litoral”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim. Em março deste ano, os consultores em turismo Míriam Rocha e José Carlos Almeida, da Associação de Cultura Gerais (MG), capacitaram empreendedores da região para a inovação. Segundo Míriam, a criação de estratégias, captação de recursos e melhoria no atendimento ao cliente são elementos fundamentais para fazer crescer o próprio negócio e fidelizar o turista. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”.
A doceira Esther Vilar, que produz mais de 70 tipos de doces no engenho Laranjeiras, em Areia (PB), vai propiciar ao turista a experiência de ver o produto sendo feito e até ajudar na produção. Na Casa do Doce, que Esther está concluindo neste mês, o visitante poderá comer o doce no local e comprá-lo para levar para casa. Todas as receitas são de Esther e de sua família, feitas artesanalmente, no fogão a lenha. “Não uso conservantes, nem apresso o cozimento. Faço o doce como nossas avós faziam. Por isso ele é tão gostoso”, disse.
A empresária Sueli Maia também iniciou o seu empreendimento a partir de um ofício que praticava desde os sete anos de idade, o artesanato. No ano passado, voltou a sua cidade natal, Areia, e recentemente inaugurou o Café com Retalhos e o Ateliê da Salyla. Com o seu talento e as dicas dos consultores de Minas Gerais, Sueli oferece serviços e produtos diferenciados. Quem visita o ateliê pode produzir o próprio souvenir. “Buscamos nossas raízes, aperfeiçoamos e oferecemos aos nossos clientes um produto diferenciado, apesar de simples”, disse a empreendedora.
Os engenhos são outro atrativo da região. O Triunfo, no mesmo município, funciona há cerca de seis anos e vende em torno de 250 mil garrafas de cachaça por mês. Mais do que produzir e vender a bebida, a proprietária, Maria Júlia Albuquerque, investe no turismo, com ações criativas, inovadoras e rentáveis. Ao receber os visitantes, mostra como funciona o engenho e oferece degustação de cachaça com frutas da estação e de outros produtos, como o sorvete de cachaça. “Esse não é um engenho tradicional. Ele nasceu de um sonho da nossa família”, diz Maria Júlia. A empresa também investe na sustentabilidade com reúso da água e reaproveitamento do bagaço da cana.
Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
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