X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Interatividade atrai visitantes ao Brejo paraibano


João Pessoa – Vivenciar o dia a dia da cidade, fazer parte da cultura e da gastronomia local. Os turistas que visitam a região do Brejo paraibano podem experimentar novas sensações em atividades no lugar visitado. O turismo de experiência estimula os empresários locais a inovar nos passeios e roteiros oferecidos na região. Esse novo mercado incrementa a economia local e gera emprego e renda, além de oferecer alternativas a quem visita à Paraíba.

“Iniciamos a estruturação do turismo de experiência pelas cidades de Areia e Bananeiras. Vamos ainda estender as ações para João Pessoa e outros municípios do litoral”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim. Em março deste ano, os consultores em turismo Míriam Rocha e José Carlos Almeida, da Associação de Cultura Gerais (MG), capacitaram empreendedores da região para a inovação. Segundo Míriam, a criação de estratégias, captação de recursos e melhoria no atendimento ao cliente são elementos fundamentais para fazer crescer o próprio negócio e fidelizar o turista. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”.

A doceira Esther Vilar, que produz mais de 70 tipos de doces no engenho Laranjeiras, em Areia (PB), vai propiciar ao turista a experiência de ver o produto sendo feito e até ajudar na produção. Na Casa do Doce, que Esther está concluindo neste mês, o visitante poderá comer o doce no local e comprá-lo para levar para casa. Todas as receitas são de Esther e de sua família, feitas artesanalmente, no fogão a lenha. “Não uso conservantes, nem apresso o cozimento. Faço o doce como nossas avós faziam. Por isso ele é tão gostoso”, disse.

A empresária Sueli Maia também iniciou o seu empreendimento a partir de um ofício que praticava desde os sete anos de idade, o artesanato. No ano passado, voltou a sua cidade natal, Areia, e recentemente inaugurou o Café com Retalhos e o Ateliê da Salyla. Com o seu talento e as dicas dos consultores de Minas Gerais, Sueli oferece serviços e produtos diferenciados. Quem visita o ateliê pode produzir o próprio souvenir. “Buscamos nossas raízes, aperfeiçoamos e oferecemos aos nossos clientes um produto diferenciado, apesar de simples”, disse a empreendedora.

Os engenhos são outro atrativo da região. O Triunfo, no mesmo município, funciona há cerca de seis anos e vende em torno de 250 mil garrafas de cachaça por mês. Mais do que produzir e vender a bebida, a proprietária, Maria Júlia Albuquerque, investe no turismo, com ações criativas, inovadoras e rentáveis. Ao receber os visitantes, mostra como funciona o engenho e oferece degustação de cachaça com frutas da estação e de outros produtos, como o sorvete de cachaça. “Esse não é um engenho tradicional. Ele nasceu de um sonho da nossa família”, diz Maria Júlia. A empresa também investe na sustentabilidade com reúso da água e reaproveitamento do bagaço da cana.

 

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot