Toda empresa gostaria de aumentar as vendas, isso é um fato. Você deve pensar: isso deve exigir muito mais trabalho e horas extras, certo? Errado. Nada poderia estar mais longe da verdade.
Aqui vão 8 dicas fáceis para aumentar as vendas:
1) Pense no seu produto como um verbo.
Vamos supor que sua empresa produza cola. Se você pensar que vende cola (um substantivo), você provavelmente vai falar de funções e recursos. Por outro lado, se você tiver em mente que vende “colar” ou “aderir” ou mesmo “unir”, você vai falar sobre como o seu produto influencia o negócio do seu cliente. E vai vender mais, portanto.
2) Vá atrás de clientes antigos.
Nem sempre contatar clientes em potencial resulta em mais vendas. Procure aqueles que já compraram seu produto antes. Eles já conhecem o que você vende, o que facilita a venda.
3) Nunca desperdice tempo do seu cliente (ou o seu).
Decida, desde o começo, que você não vai tentar vender nada que seu cliente não queira comprar. Em vez de perder tempo implorando para que ele compre algo, descubra rápido se há possibilidade disso acontecer. Se não, siga em frente.
4) Ouça mais, fale menos.
Quando estiver tentando vender, não perca tempo falando sem parar sobre os benefícios do seu produto. No lugar, mostre interesse pelos problemas e necessidades do cliente. Tire suas dúvidas para que vocês consigam descobrir quando e como (e se) conseguirão trabalhar juntos.
5) Deixe a burocracia um pouco de lado.
Em vez de gastar tempo cuidando de papelada e burocracias, tenha como foco a venda e os clientes.
6) Seja ágil.
Quanto mais curto seu ciclo de vendas, mais você consegue vender em qualquer período do ano. Enquanto clientes compram no seu próprio ritmo, certifique-se de que você consegue lidar rapidamente com essas vendas.
7) Aumente seu pedido médio.
É mais fácil fechar um negócio de um milhão de reais do que 10 negócios de 100 mil cada. Fique alerta em situações em que produtos adicionais podem ser inclusos no negócio. Você estará fazendo um favor a seus clientes, pois economizará o tempo deles.
8) Fique atento a oportunidades futuras.
Quando você tem muitos clientes, é fácil esquecer de procurar novas oportunidades. Mas, se você não deixar o terreno preparado, pode acabar mal nos próximos meses. Gaste uma hora do seu dia procurando novos clientes em potencial.