Assim como uma marca sem registro é uma marca sem dono, uma empresa que não é digitalmente relevante, não existe. Nesse contexto, o papel das redes sociais é incontestável e está impresso no inconsciente do consumidor. Faça o teste e comprove:
– Quando qualquer tipo de motivação te leva a buscar um serviço ou produto no Facebook, mas você não o encontra, o sentimento é de frustração. Certo?
– Quando qualquer tipo de motivação te leva a buscar um serviço ou produto, às vezes você o procura no Facebook antes mesmo de consultar o Google ou arriscar o padrão nomedaempresa.com.br. Certo?
Convencida de que pelo menos uma das suas respostas foi sim, vou reunir neste post 5 dicas relevantes para que a sua micro ou pequena empresa tenha uma presença consistente na rede social que mais cresce no mundo. Aliás, segundo uma pesquisa bastante recente do Social Bakers, a base de usuários brasileiros da rede de Mark Zuckerberg teve um impressionante aumento de 45,55% nos primeiros seis meses de 2012, ou seja, 16 milhões de novos usuários.
Criei uma página para a minha micro/pequena no Facebook. E agora?
1) PERSONALIZE A URL
Não poderia ser mais simples nem rápido: www.facebook.com/username. Lembre-se que você vai precisar estar logado e ter acesso como administrador da página.
2) ADICIONE UM AVATAR E UMA FOTO DE CAPA (COVER IMAGE)
Acerte nas dimensões: 180 pixels de largura e 180 de altura para o avatar. Já a imagem de capa deve ter 851 pixels de largura e 315 pixels de altura. Se você usa o Photoshop, pode personalizar a sua imagem de capa utilizando esse template.
3) CAPRICHE NO SOBRE
Encurte caminhos para quem busca informações sobre a sua empresa. Preencha todos os campos da seção Sobre, tais quais site, telefone, e-mail e endereço. Adicione, ainda, marcos para as datas ou momentos relevantes do negócio, como fundação, lançamento de produtos, etc.
4) PUBLIQUE MANUALMENTE
Por favor, não automatize o twitter para postar as suas atualizações no Facebook, nem vice-versa. Os formatos e recursos são completamente diferentes! Otimize cada um deles. Se você precisar programar as suas postagens, use a funcionalidade recentemente disponibilizada pela própria rede, e lembre-se: o algoritmo do Facebook dá mais peso a links inteiros do que aos encurtados. Um detalhe importante: assim que o link for carregado, não se esqueça de apagá-lo. É totalmente desnecessário e muito desagradável visualizá-lo nas postagens.
5) ENTENDA O EDGERANK
O EdgeRank é uma espécie de filtro que seleciona os feeds que aparecem na timeline dos seus fãs. Graças a ele, atualmente uma média de apenas 12% das pessoas que curtem a sua página visualizam as atualizações dela. Esse algoritmo leva em consideração três fatores: afinidade, relevância e tempo. Saiba mais sobre como o EdgeRank do Facebook funciona e por que isso é importante para sua empresa.
Por mais que a internet nos cause a sensação de estarmos cada vez mais próximos dos nossos consumidores, é cada dia mais difícil ser relevante e efetivamente alcançá-los. Para incrementar esse potencial, adote uma postura absolutamente qualitativa em relação à sua página, e pense nela como um canal de relacionamento.
Para entregar valor, tenha uma estratégia de conteúdo robusta. Adote uma linguagem que corresponda à do seu público. Conte histórias. Crie e fomente conversações com ele. Inspire-se para inspirar!
Nesse espírito, escolhi um trecho do livro Content Strategy for the Web, de Kristina Halvorson, para finalizar esse post:
“Uma estratégia de conteúdo pode realizar todos os tipos de coisas encantadoras. Porém, a coisa mais excitante de todas é que o processo de desenvolvimento dessa estratégia de conteúdo forçará a sua organização a examinar as razões para o fornecimento de conteúdo online.”
Encontre as suas razões e gere valor através da presença digital da sua empresa. Bom trabalho!