Cuiabá – Criada em julho de 2011 para a 7ª edição da Feira do Empreendedor, a fanpage do Sebrae em Mato Grosso no Facebook contabiliza atualmente 6.480 fãs. O número representa o total de pessoas que “curtiram” a página até 30 de julho. Em média, a página conquistou mais de 500 pessoas por mês, no período.
“O uso das redes sociais é da nossa estratégia de comunicação”, explica o líder de Marketing e Comunicação do Sebrae no Mato Grosso, Tharley de Barros Teixeira. As reportagens publicadas na Agência Sebrae de Notícias, por exemplo, é enviada automaticamente para a fanpage e outras redes em que a unidade mantém perfil.
Nesse período de um ano, algumas iniciativas renderam “picos” de visualizações, como por exemplo a própria Feira do Empreendedor; o Desafio Sebrae, em maio; e a participação da instituição na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho.
O crescente interesse pelo tema empreendedorismo nas redes sociais levou a Unidade de Marketing e Comunicação (UMC) a criar o Núcleo de Comunicação Digital. São três profissionais – um publicitário, um analista de sistemas e um cientista da computação – encarregados dos perfis da instituição, dos sites do Sebrae em Mato Grosso e do Centro de Eventos do Pantanal.
Integrante da equipe, o publicitário Fernando Pscheidt destaca as vantagens do uso das redes sociais, mas alerta também para a responsabilidade no uso da ferramenta. Ele recomenda que os empreendedores façam cursos rápidos ou até capacitações mais aprofundadas, dependendo do porte da empresa.
Segundo ele, o ideal é se fazer quatro posts (publicações) por dia.“Um pela manhã, dois à tarde e um à noite, para alcançar um número maior de seguidores”. Pscheidt recomenda ainda atenção às solicitações ou reclamações dos clientes na redes sociais. Fundamental mesmo é ter agilidade no atendimento. “Procure responder dentro de no máximo três horas e, se não tiver a resposta, diga que vai encaminhar a demanda ao setor encarregado e que retornará o contato o mais rápido possível”, pontua.
Um capítulo à parte e que vale a pena usar nas redes sociais são as promoções. Ele cita a iniciativa realizada para o Desafio Sebrae, pela unidade do Mato Grosso. Quem curtisse ou compartilhasse a mensagem, concorria a uma mochila e um pen drive personalizados. “Deu retorno excelente e o investimento foi muito baixo porque já tínhamos esses produtos no estoque”, lembra. O publicitário sugere ainda que as promoções incluam descontos e brindes dos próprios produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
+55 65 3648 1261 e 1262
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt
Lana Motta/MTB 597/MT – 55 65 3648 1261 (manhã)
Rita Comini/MTB 276/MT – 55 65 9932-1890
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias