Maceió – Servidores da administração tributária da União, dos estados e dos municípios reúnem-se nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), na sede do Sebrae em Alagoas, para a realização do V Seminário Regional do Simples Nacional. O evento é destinado à capacitação daqueles que trabalham no atendimento aos empreendedores individuais (EI) e das micro e pequenas empresas (MPE).
Durante os dois dias de evento, serão abordados temas relevantes para o desenvolvimento da economia local, regional e nacional. A programação conta com palestras sobre a importância da arrecadação dos tributos e do Simples Nacional para o desenvolvimento dos municípios, os fatores que alteram a base de cálculo do sistema simplificado de tributação, além do incentivo aos EI como uma oportunidade de crescimento para os municípios.
Na abertura do evento, realizada na manhã desta terça-feira (7), Renata Gasparini, superintendente adjunta da 4ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, avaliou que o Simples Nacional promove a integração entre as três esferas do poder público. “Hoje, os empresários possuem todo o aparato tecnológico para apurar e recolher seus tributos de forma simples e unificada, sem maiores problemas.Discutir a tributação é de extrema relevância para esse público, porque eles são grandes responsáveis pelo nosso crescimento”, declarou.
A diretora-técnica do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca, evidenciou a importância das MPE na economia brasileira. “Essa categoria tem o potencial de desconcentrar a renda. Dá condições ao homem do campo de exercer uma atividade econômica que o fixa no interior. A conquista da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa também, porque trouxe desoneração tributária, simplificação de processos, aumento da base contributiva e, consequentemente, da arrecadação, e aumento da formalização. Com tantos subsídios, é indiscutível a necessidade de voltarmos os nossos olhos para esses empresários”, complementa a diretora.
O especialista em Direito Tributário Antônio Henrique Lindemberg, durante a palestra A importância da arrecadação dos tributos para o desenvolvimento econômico dos municípios, assinalou que “é claro que não há como exigir a contribuição tributária sem a assistência e a orientação ao contribuinte. Precisamos ter em mente que o Simples Nacional é algo revolucionário e inovador, essencial ao desenvolvimento econômico e social. Por conta disso, o Brasil é, hoje, um caso de sucesso para o mundo”.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias