A próxima versão do Office ganhou reforços em quantidade e qualidade de extensões reconhecidas pelos aplicativos. A Microsoft divulgou nessa semana que há diversas melhorias na forma como o Office lida com os formatos dos documentos. De quebra, ficamos sabendo (em definitivo) que será possível não apenas salvar, mas também ler e editar documentos salvos em PDF. O Office 2010, versão mais atual, permite exportar o arquivo como PDF.
Interoperabilidade é a palavra de ordem nos laboratórios da companhia. Documentos criados com Word, Excel e PowerPoint devem funcionar em computadores que não tenham a suíte de produtividade instalada e vice-versa. Para tanto, a Microsoft utiliza duas formas de gerar os arquivos: Transitional Open XML e Strict Open XML. O primeiro já existe e deu origem às extensões com “x” no final: .docx, .pptx. Por sua vez, o Strict Open XML não depende de instruções pré-estabelecidas pela Microsoft para lidar com os dados do documento. O Office 2013 será capaz de abrir, editar e salvar nos dois formatos.
A Microsoft contribuiu para o desenvolvimento do Open Data Format. A versão 1.2 do formato aberto de documentos recebeu diversas colaborações e funciona tanto para leitura como edição (e salvar) no próximo Office.
Confira abaixo a lista de formatos compatíveis com o Office 2013.