X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

MEDIUM: UM BLOG COLABORATIVO PRA DERRUBAR O REINADO TUMBLR


por Felipe Teo, fundador da Yonderlabs, social media e coolhunter

 

cb coluna medium youpix

A equipe do Blogger e Twitter acaba de lançar a sua nova plataforma com intenções revolucionárias. Ela se chama Medium, “por que a mídia permanece sendo o tecido conector da sociedade“, e ainda segundo o grupo, é possível fazer mais e ir muito além do que se criou hoje com essa plataforma.

Essa novo sistema de publicação parece ter o interesse de barrar o crescimento do Tumblr. Ele junta a colaboratividade do Reddit – um board multi-forum onde criam-se tópicos e o conteúdo gerado é o debate mantido pelos usuários – com uma organização visual que lembra o Pinterest– a diferença é que os boards do medium se chamam collections.

Basicamente o Medium funciona da seguinte maneira: Você cria um blog com um tema e todos postam. Você fica de moderador/admin da página e coordena as publicações da sua audiência. A idéia não é nova, o group blog do tumblr já funciona da mesma maneira, mas o Medium trouxe mais sofisticação e funções para a ideia. Confuso? Nesse Medium collection aqui o autor pede para os usuários postarem memórias da infância, e nessa outra são só histórias louconas.

Com isso começa a ficar claro que a estratégia é engajar o usuário médio/leitor (que configura a maioria absoluta das visitas) e facilitar os processos que o tornam um usuário mais engajado, ao ponto de efetivamente produzir conteúdo. O Medium quer ser uma rede aberta e colaborativa onde todos se envolvem até onde desejam, e informação passa a ser um bem coletivo. Em tempos de guerra entre 9gag e 4chan pela autoria do conteúdo original da internet – criar uma nova plataforma que promove a inteligência do grupo é no mínimo uma jogada esperta.

Olhando para os últimos sucessos de blogs nacionais, é possível reconhecer o filão do blog-meme, quando a idéia é simples e a audiência passa a querer produzir parte do conteúdo. Nessa linha no Brasil conhecemos o @tiposdebiscat no twitter e o Como eu me sinto quando… no Tumblr, que ultrapassaram os limites do próprio autor e hoje são mantidos com sugestões da audiência. O Medium parece atuar exatamente para essa audiência – e encaixar perfeitamente na criatividade da audiência brasileira.

As perguntas obvias agora são: Como os blogueiros vão ganhar dinheiro mantendo projetos em que a produção de conteúdo é da audiência? Como a inteligência coletiva vai se comportar diante da monetização desse projetos? Alguem vai realmente deixar de usar o Tumblr pra criar um Medium? Fato é que a equipe do Blogger/Twitter vem com um projeto realmente inspirado e social para tentar abalar o reino da individualidade. Hora de pegar a pipoca e esperar o circo pegar fogo – os próximos capítulos prometem ser divertidos.

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot