por Felipe Teo, fundador da Yonderlabs, social media e coolhunter
A equipe do Blogger e Twitter acaba de lançar a sua nova plataforma com intenções revolucionárias. Ela se chama Medium, “por que a mídia permanece sendo o tecido conector da sociedade“, e ainda segundo o grupo, é possível fazer mais e ir muito além do que se criou hoje com essa plataforma.
Essa novo sistema de publicação parece ter o interesse de barrar o crescimento do Tumblr. Ele junta a colaboratividade do Reddit – um board multi-forum onde criam-se tópicos e o conteúdo gerado é o debate mantido pelos usuários – com uma organização visual que lembra o Pinterest– a diferença é que os boards do medium se chamam collections.
Basicamente o Medium funciona da seguinte maneira: Você cria um blog com um tema e todos postam. Você fica de moderador/admin da página e coordena as publicações da sua audiência. A idéia não é nova, o group blog do tumblr já funciona da mesma maneira, mas o Medium trouxe mais sofisticação e funções para a ideia. Confuso? Nesse Medium collection aqui o autor pede para os usuários postarem memórias da infância, e nessa outra são só histórias louconas.
Com isso começa a ficar claro que a estratégia é engajar o usuário médio/leitor (que configura a maioria absoluta das visitas) e facilitar os processos que o tornam um usuário mais engajado, ao ponto de efetivamente produzir conteúdo. O Medium quer ser uma rede aberta e colaborativa onde todos se envolvem até onde desejam, e informação passa a ser um bem coletivo. Em tempos de guerra entre 9gag e 4chan pela autoria do conteúdo original da internet – criar uma nova plataforma que promove a inteligência do grupo é no mínimo uma jogada esperta.
Olhando para os últimos sucessos de blogs nacionais, é possível reconhecer o filão do blog-meme, quando a idéia é simples e a audiência passa a querer produzir parte do conteúdo. Nessa linha no Brasil conhecemos o @tiposdebiscat no twitter e o Como eu me sinto quando… no Tumblr, que ultrapassaram os limites do próprio autor e hoje são mantidos com sugestões da audiência. O Medium parece atuar exatamente para essa audiência – e encaixar perfeitamente na criatividade da audiência brasileira.
As perguntas obvias agora são: Como os blogueiros vão ganhar dinheiro mantendo projetos em que a produção de conteúdo é da audiência? Como a inteligência coletiva vai se comportar diante da monetização desse projetos? Alguem vai realmente deixar de usar o Tumblr pra criar um Medium? Fato é que a equipe do Blogger/Twitter vem com um projeto realmente inspirado e social para tentar abalar o reino da individualidade. Hora de pegar a pipoca e esperar o circo pegar fogo – os próximos capítulos prometem ser divertidos.