Natal – Tecnologia e inovação. O binômio é a aposta de produtores para melhorar a atividade leiteira no Nordeste, sobretudo no Rio Grande do Norte, que possui em torno de 25 mil bovinocultores, mas atravessa uma fase de recuo na produtividade de leite. O uso de processos inovadores associados à tecnologia para ampliar a produção está entre os temas que serão discutidos no 10º Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel), que será realizado no período de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções de Imperatriz, no Maranhão. O lançamento será nesta terça-feira (21), em Natal.
O objetivo é apresentar detalhes da programação do Enel e estimular a participação de técnicos, produtores e indústrias de laticínios do estado potiguar, que tem a sexta maior bacia leiteira da região. O Sebrae no Rio Grande do Norte vai organizar caravanas para os interessados em integrar a programação do evento, com expectativa de levar cerca de 100 pessoas à cidade de Imperatriz, localizada na região Tocantina, que concentra a maior parte dos produtores, laticínios e técnicos ligados ao negócio do leite no Maranhão.
“Em momentos de crise, a troca de conhecimento e experiência pode ser uma saída para inovar, captar novos modelos de negócios ou aprender novas técnicas de manejo e melhoramento genético do rebanho”, esclarece o gestor do projeto de Leite e Derivados do Sebrae no estado, Acácio Brito. Os produtores também terão a oportunidade conhecer novas tecnologias e fomentar negócios, além de ter uma maior integração dos elos da cadeia leiteira entre os estados do Nordeste.
O Enel contará com 60 estandes para exposição de máquinas, equipamentos, insumos e embalagens, além de serviços e produtos dos parceiros institucionais; seis salas para capacitações; uma sala para encontro de negócios; uma sala do Cine Produtor e uma área para exposição de animais. Na programação, serão 39 palestras, sendo três magnas, e 24 oficinas tecnológicas.
O Enel abrigará ainda três eventos paralelos: um Encontro de Negócios, o Festival Gastronômico de Leite e Derivados e o Concurso de Queijos Regionais, no qual o Rio Grande do Norte já foi premiado em todas as edições do concurso. “Queremos reunir nesse lançamento as principais lideranças do setor e a imprensa”, diz Acácio Brito. Um dos principais propósitos do encontro é reunir produtores rurais, fornecedores, indústrias de derivados, queijeiras artesanais, laboratórios de análises e mercado para integrá-los, disseminar conhecimento e tecnologia, gerar negócios e fortalecer a governança regional dos projetos apoiados pelo Sebrae na região.
Serviço:
Lançamento do 10º Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel)
21 de agosto, a partir de meio-dia
Churrascaria Sal & Brasa, Natal (RN)
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-7911
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias