Líderes falham quando pensam muito sobre o que querem e muito pouco sobre o que os outros querem. Os líderes com uma visão imatura acreditam que tudo está relacionado ao seu ponto de vista.
Acreditamos que liderança tem mais a ver com ajudar os outros a vencer. Mas, o que é “ajudar” e o que é “vencer”?
Líder como ajudante
O primeiro passo para alcançar a vitória é definir o que se entende por vitória. “Descrever a vitória” sempre vem antes de “alcança-la“. Líderes de sucesso ajudam os outros a definir suas vitórias. Eles despertam os outros. Sonâmbulos, por exemplo, não têm nada definido, apenas caminham por aí, esbarrando nas coisas. Líderes provém novas definições de vitória que despertam possibilidades e as alinham com o potencial.
Potencial:
Líderes ajudam as pessoas a perceberem aquilo que está à frente, o que ainda não aconteceu. O potencial é sempre inédito, inexplorado. É por isso que se chama potencial. Trata-se do potencial dos outros, não o seu.
Vencendo em liderança:
Vencer em liderança é ajudar os outros a fazer aquilo que ainda não fizeram, coisas que eles definem como vitória. Líderes ajudam seu grupo a alcançar aquilo que os liderados entendem por vitória em potencial. Assim, afim de ajudar os outros, o líder deve alinhar a visão de vitória do grupo com o objetivo de vitória da organização.
Sugestões:
1. Mantenha-os falando, quando tiverem uma ideia. Então, encontre o alinhamento.
2. Evite bloquear as pessoas. Ajude-as a verem a si mesmas em novos caminhos.
3. Mostre como podem ultrapassar as barreiras.
4. Explique os planos da organização de maneira que estejam alinhados aos planos pessoais dos integrantes do grupo.
5. Faça-os levantar e agir.
Adaptado de texto de Dan Rockwell, originalmente publicado na Leadership Freak.