X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

unnamed-1
Motivação & Inspiração

Viktor Frankl – Como sobreviver (e prosperar) em tempos difíceis.

Frankl mostra que em situações extremamente desafiadoras – como estar em um campo de concentração – é ESSENCIAL para uma pessoa estar conectada a um objetivo ou propósito futuro. Quando uma pessoa perdeu a esperança em seu futuro, seu corpo físico se desligou e, nessas condições brutais, ela morreu rapidamente.


Neste momento, há muito medo e incerteza sobre o futuro.

Os mercados de ações estão em baixa, a inflação continua subindo, etc.

Isso traz alguns pontos super importantes:

  • A maioria das pessoas tem uma mentalidade de rebanho e segue a multidão, em vez de ser clara sobre seus próprios Eus Futuros.
  • A maioria das pessoas não está conectada a seus Eus Futuros de longo prazo e, portanto, fica presa em reações momento a momento.
  • Quando as coisas estão desafiadoras , é mais importante do que nunca ser claro e comprometido com o seu Eu Futuro.
  • Durante tempos desafiadores, aqueles que continuam investindo em seu Eu Futuro obtêm retornos extraordinários.

Se alguém entendeu isso, foi Viktor Frankl, que era um sobrevivente de um campo de concentração e autor de Man’s Search for Meaning .

O que Frankl descobriu é que em situações extremamente desafiadoras – como estar em um campo de concentração – era ESSENCIAL para uma pessoa estar conectada a um objetivo ou propósito futuro. Quando uma pessoa perdeu a esperança em seu futuro, seu corpo físico se desligou e, nessas condições brutais, ela morreu rapidamente.

Aqui está exatamente como Frankl descreveu em Man’s Search for Meaning :

” O prisioneiro que havia perdido a fé no futuro – seu futuro – estava condenado. Com sua perda de crença no futuro, ele também perdeu seu domínio espiritual; ele se deixou declinar e ficou sujeito à decadência mental e física. . .

Qualquer tentativa de combater a influência [patológica] do campo sobre o prisioneiro por métodos [terapêuticos] tinha que visar a dar-lhe força interior, apontando-lhe um objetivo futuro que ele poderia esperar. Instintivamente, alguns dos prisioneiros tentaram encontrar um por conta própria. É uma peculiaridade do homem que ele só pode viver olhando para o futuro – sub specie aeternitatis. E esta é a sua salvação nos momentos mais difíceis da sua existência.

Um homem que se deixou declinar porque não conseguia ver nenhum objetivo futuro se viu ocupado com pensamentos retrospectivos. Em vez de tomar as dificuldades do campo como um teste de sua força interior, eles não levaram sua vida a sério e a desprezaram como algo sem importância. Preferiam fechar os olhos e viver no passado. A vida para essas pessoas tornou-se sem sentido. “

Foi por essas razões que Frankl citava regularmente as palavras de Friedrich Nietzsche: “Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como”.

Pesquisas recentes em psicologia são MUITO CLARAS em 3 coisas:

  1. Os seres humanos são movidos por suas próprias visões do futuro.
  2. Portanto, ter esperança é fundamental para prosperar como pessoa – como Seth Godin disse: “Sem esperança, as pessoas se perdem e perecem”.
  3. Estar conectado ao seu Eu Futuro de longo prazo é essencial para se manter fundamentado em tempos desafiadores, bem como para tomar decisões inteligentes – e quando você não está conectado ao seu Eu Futuro de longo prazo, você toma decisões muito ruins no momento.

Uma citação de Robert Greene em The 50th Law resume isso:

“Por nossa natureza como criaturas racionais e conscientes, não podemos deixar de pensar no futuro. Mas a maioria das pessoas, por medo, limita sua visão do futuro a uma faixa estreita. Pensamentos de amanhã, algumas semanas à frente, talvez um vago plano para os próximos meses. Geralmente, estamos lidando com tantas batalhas imediatas que é difícil para nós erguer o olhar acima do momento. É uma lei do poder, no entanto, que quanto mais e mais profundo contemplamos o futuro, mais maior nossa capacidade de moldá-lo aos nossos desejos.”

Portanto, dada a situação atual, você fica com 2 opções:

  1. Fique preso no momento e paralisado pelo medo e pela incerteza… siga a multidão.
  2. Ou conecte-se e comprometa -se com o seu Eu Futuro de longo prazo e use seu propósito futuro para avançar poderosamente durante esses momentos, como Frankl (e a pesquisa moderna) encorajaria.

O futuro é MUITO brilhante para quem usa esses momentos para melhorar.

Pessoalmente, estou muito animado pelos próximos 6-12 meses. Eles vão ficar enormes!

Espero que os próximos 6-12 meses sejam incríveis para você também.

Agora é a hora de expandir , não encolher de medo.

Autor: Benjamin Hardy


Also published on Medium.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot