Fortaleza – A rota marítima que liga o Ceará a Cabo Verde está prestes a ser reativada. De acordo com o site Portos e Navios, duas companhias de navegação europeias já entraram na disputa para transportar produtos brasileiros para a África a partir de outubro. Segundo o embaixador do Brasil no arquipélago, João Padilha, o processo de reativação “avança bem”.
“Temos certeza que essa rota vai alavancar negócios para todo o Nordeste a partir do Ceará. A intenção é que Cabo Verde se transforme num ponto de acesso ao continente”, adianta o superintendente do Sebrae no Ceará, Carlos Cruz. “Faz três anos que trabalhamos em cooperação com entidades de Cabo Verde, para estimular uma relação bilateral”, afirma a articuladora de Acesso a Mercados da instituição, Mônica Tomé. A expectativa do Brasil é enviar produtos para a África do Sul, Angola, Guiné-Bissau, Senegal, Moçambique e São Tomé e Príncipe a partir de Cabo Verde.
Uma das marcas cearenses que já acredita na viabilização da rota comercial para Cabo Verde é a Pomar da Polpa. “Temos potencial para exportar de oito a dez toneladas por mês. Segundo nossas estimativas, em um ano podemos chegar a 20 toneladas mensais. Já foram feitos contactos com importadores, inclusive um dos compradores montou uma distribuidora para receber e distribuir a polpa de fruta em Cabo Verde”, afirma o diretor-comercial da Pomar, Mário Maio.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias