A sua empresa tem um mantra? Uma ideologia que ela usa para tomar qualquer decisão, para criar qualquer produto? O questionamento é feito por Shane Snow, colunista do site da revista americana Fast Company. Em seu último post, ele defende esse costume dentro do mundo corporativo. “Nos negócios, o mantra funciona como um lema e é algo fundamental para a empresa, mais até do que um slogan de marketing”, afirma Snow.
Mantra é um termo do sânscrito que significa algo como “expressão ou pensamento sagrado”. Tradicionalmente, explica Snow, ele funciona como uma forma de ajudar na concentração – algo recomendado pelos gurus hindus. Trata-se, basicamente, de palavras ou frases que devem ser repetidas várias vezes. Em uma empresa, o mantra deve ser justamente aquela base que rege todo o seu funcionamento. “Pense diferente” é o que rege a Apple, por exemplo. Para o colunista, os melhores mantras são assim: informam como as coisas são levadas no cotidiano da empresa – tanto por trás das paredes quando na frente da multidão. O guru dos negócios Guy Kawasaki, ex-evangelista da Apple, explica que a chave é a simplicidade. “O mantra deve ter duas ou três palavras. Ele deve ser curto, doce e fácil de entender.”
O mantra, no entanto, não é a declaração da missão da empresa. Para explicar melhor esse ponto, Snow usa o exemplo de uma pesquisa feita com 100 empresários – de iniciantes no mundo dos negócios a grandes executivos – em que se perguntava qual era o mantra que regia a empresa de cada um. “Nossa ideologia de colaboração é o nosso maior diferencial”, disse um dos entrevistados. Já outro respondeu: “[Nossa empresa] existe para alimentar o crescimento de nossos clientes ao desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível”. Ambos esses exemplos são ideias que regem as empresas, mas não são mantras. E como você percebe isso? Porque você já os esqueceu. Repare no contraste entre as frases acima e algo como “Seja implacável” (da Nitro PDF) ou “Faça algo que você ama” (da agência digital Huge). Ninguém precisa pegar um dicionário para entender esses mantras.
Snow cita ainda o caso de sua própria startup, Contently, há alguns anos. “Quando a empresa começou a crescer e nós aumentamos a equipe, estabelecemos o mantra ‘Seja Incrível’.” Segundo o colunista, isso ajuda a guiar os funcionários e diz aos clientes o que eles podem esperar da empresa. “Além disso, coloca um sorriso em nossos rostos e nos lembra todos os dias por que nós trabalhamos em uma startup e não em uma empresa gigante, cujo mantra tem 50 palavras.”